POMMER FEST – CELEBRANDO A VIDA EM COMUNIDADE
”Povo que rebusca sua história constrói uma nova história. Povo que participa em comunidade torna a vida expressiva e celebrativa.” – P. Roberto Schulz
Resgatar a história é vital e ter paciência ao acompanhar um povo, que de certa forma estava se sentindo ou vivia como alguém sem rumo, é ação de misericórdia e amor. Agora muitos já sabem expressar: temos uma origem. Fazemos parte de um povo. E queremos deixar lembranças para as futuras gerações. Com este espírito foi formatada a POMMER FEST, nos dias 19 e 20 de janeiro de 2019 em Roque Gonzales/RS.
A POMMER FEST – festa cultural, social e religiosa ocorreu como um marco histórico na Rota das Missões, promovendo, resgatando e cultivando a memória do povo pomerano, que migrou para esta região e aqui fez sua história. O ACOLHIMENTO festivo às caravanas visitantes, demonstrou a hospitalidade do povo desta região. Um CULTO LUTERANO FESTIVO E PARTICIPATIVO aconteceu na língua pomerana na igreja da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Martin Luther – IECLB. PALESTRAS recontaram a história do povo pomerano no Brasil e na Região Sul do país. A CULINÁRIA deliciosa, presente no almoço de confraternização, o DESFILE das noivas pomeranas, a DANÇA contagiante e a MÚSICA animada foram um sucesso que ocorreu no Centro Comunitário da Comunidade. O pequeno MUSEU POMERANO, localizado na antiga Escola Martin Luther, está sendo formatado e visitado. O BOSQUE POMERANO, na área preservada da comunidade, foi inaugurado e consagrado como lugar de encontro, descanso e meditação junto à natureza e a futura Rota Pomerana.
Assim como nos ensina a Bíblia, Israel era um atalho entre as grandes potências: Egito e Babilônia. Porém, quando o povo se tornou uma nação forte, tornou-se caminho. Também Dona Otília não quer ser apenas um atalho que leva a outros lugares, mas deseja ser caminho, um local de acolhimento e aconchego. A ROTA POMERANA deseja oportunizar isso, pois tem como meta: tornar essa rota um local de ecoturismo. Ser uma região turística que promove o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, sem poluir o meio ambiente!
Muitas outras ações estão elencadas. AGORA…. RUMO À ROTA POMERANA… um caminho na região Noroeste do Rio Grande do Sul comprometido com a promoção da vida e a integração entre os povos!
Unidos, com criatividade e dedicação, podemos fazer a diferença, pois você e eu, nós somos parte deste evento!
*Veja mais detalhes na reportagem da Rede Globo/RBS TV – Santa Rosa e também da Rádio Missioneira:
A palestrante Rosangela Vorpagel dissertou sobre a história do povo pomerano na regiao das Missões e o professor Asildo Tielke sobre Dona Otília e suas origens. Os palestrantes Nilza T. Castro, Diretora de Turismo da Prefeitura de Camaquã e José Carlos Heinemann de Novo Hamburgo, historiador e grande conhecedor da cultura pomerana, nos brindaram com conhecimentos sobre a cultura pomerana no Brasil e no mundo. Ainda, um belo desfile com roupas típicas pomeranas nos emocionaram.
Registro da Rádio Missioneira:
Antes do almoço, houve a inauguração do “Bosque Pomerano”, local que servirá como um marco inicial para uma futura rota pomerana, cujo projeto começa a se desenhar, conforme enfatizado pelo prefeito João Haas que participou desse ato. O Bosque inaugurado, conta com boa área verde, com água corrente e um banco para os passantes descansarem. No futuro deverá acontecer melhorias no local, conforme promessa do prefeito Haas. Um dos idealizadores do Bosque é o pastor Roberto Schulz que contou com o apoio da comunidade, conforme contou aos presentes…
Segundo o pastor Schulz, “quando nós aqui da comunidade, juntamente com lideranças da Paróquia nos articulamos para fazer a festa e a consagração e o nome de bosque Pomerano, também planejamos chamar o local de Rota Pomerana”. Então divulgamos a proposta adiante para os prefeitos, vereadores, lideranças de sindicatos de trabalhadores rurais, e outras entidades, destaca.
Segundo desejo da comunidade, no local deverá ser criado um local para meditações e uma trilha ecológica.
META: Tornar a região um local de ecoturismo. Ser uma rota turística que promove o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, sem poluir o meio ambiente!
Autor: P. Roberto Luís Schulz – IECLB