O dia 27 de janeiro de 2019 foi uma data muito especial na vida da Paróquia Cristo Redentor, de Joinville. Na certeza de que Deus já havia planejado, nesta data aconteceu a celebração de despedida e envio para a inatividade / aposentadoria do/as querido/as Ministro/as Pastor Oswald Doege, Catequista Carmen Sueli Faria Janz Doege e Catequista Cristina Henrich. O lema principal de toda a celebração foi sobre gratidão: palavra tão significativa que define toda a trajetória ministerial deste/as dentro da IECLB.
Este momento foi celebrado com a presença de familiares, ministros/as, amigos/as, representantes da diretoria do Sínodo Norte Catarinense e o Pastor Sinodal Claudir Burmann. Pastor Claudir trouxe como texto de saudação a passagem bíblica de Mateus 4.23, que diz: “Jesus andou por toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, anunciando a boa notícia do Reino e curando as enfermidades e as doenças graves do povo. ”
Pastor Sinodal mencionou também que na vida não fomos feitos para ficar; que em nossa caminhada como cristãos, como Comunidade e Paróquia Cristo Redentor já tivemos a oportunidade de compartilhar momentos com diversos ministros, mas mesmo diante desta despedida inédita de envio de três ministro/as ao mesmo tempo, é importante lembrarmos que a comunidade precisa permanecer e a missão de fé seguir em frente, esta que é de Deus, cujo propósito de obra é maior. Pastor Claudir, ainda fez uma menção sobre o tempo de Deus, trazendo à reflexão de que existe tempo para tudo na vida: tempo de iniciar uma jornada ministerial e de encerrar, mas que esta não deve ser vista como fim e sim o início de um caminho de novas possibilidades, agora como ministro/as Pastor e Catequistas Emérito/as.
Este foi um dia também da Comunidade, grupos, amigos e familiares poderem demonstrar toda a sua gratidão e reconhecimento por meio da leitura de mensagens, canções e recordações simbólicas, por todos os anos de trabalho dedicados a Paróquia Cristo Redentor, no qual são 15 anos e meio de trabalho do Pastor Oswald e da Catequista Carmen e mais de 40 anos como Catequista de Cristina. A diretoria paroquial fez ainda a entrega de placas de homenagens como forma de celebrar e eternizar esse momento.