|

LELUT: GRUPO DE VOLUNTÁRIOS FAZENDO A DIFERENÇA                   

O núcleo da Legião Evangélica Fé e Esperança – é um pequeno grupo, mas muito hospitaleiro e alegre, que se reúne na última sexta-feira do mês, no salão de eventos da comunidade Fé e Esperança – Dona Otília Norte, Paróquia Martin Luther, Roque Gonzales/RS. O núcleo era formado por 10 dispostos legionários e mais uma porção de interessados em participar. Colocando os seus dons à serviço do melhoramento da vida em comunidade, alegram e estimulam a vivência comunitária entre os participantes, suas famílias, comunidade e sociedade.

O grupo tem dois tradicionais encontro com o grupo de leigos da Esquina Manuel, da IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil). Anualmente, ambos praticam a hospitalidade ecumênica, acolhendo e fazendo um significativo encontro de integração: meditação, diálogo, música, janta, recreação, etc. Em março o núcleo visitou o grupo da IELB e, no tempo de Advento em 2018, recebemos a visita do grupo da IELB em nossa comunidade. Foi um encontro edificante e inesquecível. À luz de velas, foi celebrado um momento significativo de preparação para o Natal. Também foi oportunidade de trocas de vivências entre as duas comunidades irmãs e divulgação e esclarecimentos sobre a POMMER FEST, uma festa cultural, social, política e religiosa, que tem como propósito a promoção e o resgate histórico e o cultivo da memória do povo pomerano, que migrou para esta região e aqui fez a sua história.

O grupo participou ativamente, em janeiro de 2019, da POMMER FEST, tanto na organização, como também trazendo objetos antigos para a exposição que aconteceu junto à antiga Escola comunitária Martin Luther – local do futuro “museu pomerano”. Cooperou na divulgação do evento e na inauguração e consagração do Bosque Pomerano – um lugar de encontro para descansar e meditar junto à natureza e a futura rota pomerana, o presidente do grupo Sr. Nelson Schröder e a esposa Sra. Nelsi inauguraram o banco na pracinha do bosque preservado, pertencente à comunidade Martin Luther. A meta é cooperar para tornar a região um local de ecoturismo, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, sem poluir o meio ambiente.


Autor: P. Roberto Luís Schulz – Paróquia Martin Luther