|

De 07 a 10 de fevereiro de 2019 aconteceu mais uma Oficina de Música, no Lar Vila Elsa, em São Bento do Sul, sob o tema “Aprendizagem em Contexto Comunitário”. As oficinas oferecidas foram: O canto como expressão; Instrumentos como forma de agrupamentos musicais; Instrumentos para iniciação musical em grupo; Música na educação infantil; e Música nas séries iniciais.
Os 21 participantes agradeceram e expressaram a importância das capacitações que lhes são oferecidas pelo Conselho Sinodal de Música do Sínodo Norte Catarinense. Poder aprimorar conhecimentos musicais, se encontrar, fortalecer amizades e celebrar culto a Deus, certamente foi e é um presente.
Musicistas do Sínodo Norte Catarinense, pessoas de perto e de longe, vindas de outros Sínodos, igrejas e outros contextos, voltaram para casa renovados, cheios de ânimo por tudo que puderam vivenciar e aprender.
Para assessoria do evento foram convidadas as musicistas Dra. Soraya Heinrich Eberle e Michele Guckert, que desenvolveram com maestria cada etapa de sua Oficina. Também o assessor teológico do Conselho Sinodal de Música, Pastor Paulo Roberto Franke, o Pastor Sinodal Me. Claudir Burmann e o Presidente do Conselho Sinodal Sr. Carlos Henrique Sacht se fizeram presentes.
A música é algo maravilhoso em qualquer lugar e em qualquer momento da vida. No contexto das comunidades, a palavra cantada e melodiada mexe no mais íntimo das pessoas. Mais do que com a razão, a música atinge os sentimentos que vêm e vão ao coração.
O investimento para aprimorar o ensino da música nas comunidades é fundamental. Cada vez mais as comunidades estão se preocupando em contratar profissionais que possam orientar e ensinar. Mas também vale citar as tantas pessoas voluntárias que com imensa disposição e boa vontade se dedicam no fazer musical. A Oficina de Música deu a sua contribuição. Em junho próximo, nos dias 19-23, o 29º Seminário de Música em Rodeio XII dará continuidade.