|

 

As celebrações do Tríduo Pascal deixaram novamente as suas marcas nesta semana da Paixão e Páscoa, na Paróquia do ABCD.

Na quinta-feira, às 20h, rememorou-se o último encontro de Jesus com a sua comunidade de discípulos. Três atos litúrgicos foram expressivos nessa celebração: 1) o “lava-pés”; 2) a “Última Ceia” e 3) o “Desnudamento do Altar”.

Na sexta-feira, às 10h, em continuidade à celebração anterior, meditou-se sobre a crucificação, a morte e o abandono que Jesus sofreu. A mesa do altar estava sem toalhas claras, sem flores, apenas com o paramento preto. O antepêndio do púlpito também estava em cor preta. Havia apenas uma Bíblia, a cruz e 7 velas no Menorá, que lentamente foram apagadas após as leituras bíblicas, que narravam os acontecimentos das últimas horas de vida de Jesus.

No domingo, às 09h, a Comunidade se reuniu para um café comunitário, no jardim paroquial. A seguir, às 10h, do lado de fora do templo, em torno de uma fogueira conhecida como sendo a fogueira que fornece o “Fogo Novo”, a Comunidade deu início a última celebração do tríduo, celebrando a ressurreição de nosso Senhor. Cada pessoa recebeu uma vela, a qual era acesa no círio pascal durante a entrada ao templo. Quatro passos marcaram a liturgia: 1) A celebração da Luz; 2) a celebração da Palavra; 3) a celebração da reafirmação de nosso batismo; 4) e a celebração da Ceia do Senhor. Ao término, as crianças cantaram a canção Chegou a Páscoa, e, como todos os presentes, receberam ovinhos, que estavam sob a árvore de Páscoa.