|

O sábado, 27 de abril, foi marcante e gratificante para cerca de 80 lideranças do Sínodo Norte Catarinense. O Seminário Comunidades Criativas trouxe subsídios para líderes de Culto Infantil, Grupos de Jovens e Grupos de Estudo Bíblico.
O tema norteador de todo Seminário foi “Sacerdócio Geral: dons a serviço da vida”. Esse tema foi aprofundado em três oficinas específicas: Celebrações com Crianças, Como criar e liderar Grupos de Jovens e Estudos Bíblicos com Pessoas Adultas. A assessoria foi organizada pela Coordenação de Educação Cristã da Igreja e contou com as Pastoras Marli Hellwig e Anete Roese e Pastores Gerson Acker e Samuel Gausmann.
Ao longo do Seminário aflorou muita criatividade. Por exemplo, numa das ilustrações para falar sobre a trindade (Deus – Criador, Salvador e Santificador), surgiu a comparação com um ovo: casca, clara e gema. Um modo muito simples para falar com crianças a respeito. E, assim, diversos textos bíblicos foram abordados.
A intenção é descobrir as melhores metodologias para falar com os diversos públicos que compõem as comunidades. A pergunta é como fazer com que a Palavra de Deus alcance, de fato, a vida das pessoas e, por meio de cada pessoa, transformar as sociedades e o mundo. Toda pessoa, a partir do Batismo, faz parte desse sacerdócio.
O Seminário Comunidades Criativas foi uma parceria entre a Secretaria de Ação Comunitária da Igreja e o Sínodo Norte Catarinense. A Comunidade de Oxford, em São Bento do Sul, acolheu e organizou toda infraestrutura local.