Compreender a realidade da pessoa idosa, incentivar para o cuidado e valorização de idosos e idosas, repensar os desafios intergeracionais, refletir sobre o processo de envelhecimento e motivar para a ação. Amparados e amparadas por esse objetivo, jovens do Sínodo Centro-Campanha Sul se reuniram entre os dias 27 e 28 de abril para mais uma edição do Seminário Sinodal de Formação de Lideranças. O encontro, que aconteceu nas dependências da Comunidade de Linha Andréas, em Vera Cruz – RS, contou com a participação de 20 pessoas de diversos grupos do Sínodo.
A temática do Seminário foi ao encontro da campanha que está sendo desenvolvida nacionalmente, em toda a IECLB: Juventudes e Pessoas Idosas. Já a assessoria do encontro ficou sob a responsabilidade da Diácona Simone Voigt, coordenadora do trabalho com jovens e programas de intercâmbio da Secretaria de Ação Comunitária da IECLB. Além dela, também partilharam da temática do encontro as jovens que participaram do Seminário Nacional de multiplicadores e multiplicadoras da campanha, em 2018: Caroline Ziani, Carine Wendland e Martina Scherer.
Entre momentos de estudo e integração, dinâmicas, cantos e meditações, uma atividade marcante e importante para a temática aconteceu na manhã de domingo (28), quando o grupo pôde, literalmente, colocar em prática os conteúdos aprendidos anteriormente, na teoria. Foi nesse período que as pessoas jovens visitaram a Casa Lar e Repouso Vovô Valdomiro, em Vera Cruz. Atualmente com 21 pessoas moradoras, o espaço funciona no município desde 2014, acompanhado do olhar atento de diversas cuidadoras, demais profissionais e da proprietária Verene de Moura Dias, que acompanhou a visita do grupo e tirou dúvidas dos jovens e das jovens.
Na visita, os jovens e as jovens desenvolveram atividades com movimentos, ensinaram músicas com gestos e cantaram com as pessoas idosas. Além das dinâmicas e brincadeiras, a turma também teve momentos agradáveis de conversa com as pessoas moradoras do lar. O destaque ficou por conta da alegria transmitida pelos óculos coloridos, entregues a cada um e cada uma, como recordação dessa visita. Os óculos foram entregues por simbolizarem a campanha Juventudes e Pessoas Idosas e representarem a empatia e o olhar atento e cuidadoso que devemos ter para com a pessoa idosa.
O Seminário encerrou no domingo à tarde, com meditação conduzida pelo pastor local, John Espig. Foram dois dias de intensa comunhão, aprendizado, alegria e motivação. As pessoas jovens puderam sair fortalecidas e motivadas a levar a temática aos seus grupos e comunidades, com o objetivo de promover reflexão, diálogo e ações diaconais com o público idoso e, também, motivar outros grupos, que não puderam estar presentes no encontro, a se engajarem nessa campanha.
(Texto: Martina Wrasse Scherer)