|

A mais de um século os membros luteranos estão presentes na cidade de Ernestina/RS, pequena cidade do interior do norte do Estado do Rio Grande do Sul.
A comunidade foi fundada em 27 de junho de 1909, durante a colonização da colônia Dona Ernestina, formada por descendentes de alemães.
Inicialmente teve como primeiro nome Comunidade Evangélica Vista Alegre – Dona Ernestina. Com o passar dos anos e com as mudanças na localidade de colônia para distrito, seguido para vila e por último município, optou-se em alterar o nome para Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ernestina.
Foram muitos os desafios enfrentados pelos bravos imigrantes alemãs que tiveram a coragem de iniciar do nada uma comunidade, onde na época os recursos eram poucos, mas a sua fé era maior que as dificuldades.
Durantes estes 110 anos de fundação, os membros da Comunidade de Ernestina já superaram a falta de pastores, poucos recursos financeiros e até mesmo superaram a dor da perda trágica de um pastor querido por todos.
A comunidade leva a Palavra de Deus a seus membros através da realização de dois cultos mensais, encontros bíblicos, culto infantil, encontros da OASE, ensino confirmatório e visitas aos membros.
Outra marca da comunidade é o ecumenismo com a igreja católica, onde destacamos a celebração ecumênica em homenagem aos colonos e motoristas tradicionalmente realizada no mês de julho, sendo celebrada um ano em cada uma das igrejas.
Neste ano (2019) o aniversário de 110 anos da Comunidade foi lembrado pelos membros durante a realização do culto do último dia 16 de junho, que foi celebrado pela Pa. Margarete Cristina Witter onde os membros cantaram antecipadamente os parabéns, sendo que no final do culto foi servido bolo aos presentes.
Atualmente a Comunidade de Ernestina é a comunidade mais antiga e com o maior número de membros da Paróquia de Ernestina, contando com 230 famílias, que se sentem agradecidos a Deus por poderem comemorar a história, o trabalho e o testemunho de fé de seus antepassados.