Está sendo realizada a Exposição intitulada “Raízes Alemãs do Sionismo”, no hall do Shopping Royal Plaza, que traz um estudo em 14 painéis sobre um assunto palpitante: o sonho dos judeus, já no século XIX, estabelecidos por toda a Europa, de um NOVO LAR.
Importante é observar que a História nos revela os fatos mais marcantes, no decorrer dos tempos, mas muitas vezes foge da nossa visão o contexto dos acontecimentos. Esses painéis trazem personalidades, movimentos, instituições filantrópicas, agindo e interagindo em prol do povo judeu, e por ironia, a maioria deles em solo de língua alemã. Os judeus alemães queriam ficar “em casa”, na terra que os tinha acolhido,
Portanto, fica no entremeio da História que o BEM está em todo lugar.
A exposição é patrocinada pelo Consulado Geral da República Federal da Alemanha e organizada pelo Instituto Cultural Brasileiro-Alemão de Santa Maria e a colaboração maciça da Sociedade Beneficente Israelita de Santa Maria. (Teruco Arimoto Spengler)
O ato solene de abertura da exposição contou com a presença do Sr Thomas Schmitt, Consul Geral da Alemanha no RS, que em seu discurso falou sobre a história do judaísmo na Alemanha. Também estiveram presentes representantes da Sociedade Beneficente Israelita de Santa Maria e do Instituto Cultural Brasileiro-Alemão que em seus pronunciamentos versaram sobre a história das duas etnias na região central do estado.
Como representante da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Santa Maria, somos muito gratos por fazer parte deste momento, que muito mais do que uma exposição é uma aula de história e nos fala sobre aquilo que nos une na caminhada.
Texto por: Pastor Reinoldo Gluck Neumann e Teruco Arimoto Spengler