|

Em agosto de 2018 quinze jovens de diferentes Comunidades do Sinodo Paranapanema acompanhados do P. Sinodal Odair Braun e do P. vice Sinodal Alfredo Jorge Hagsma visitaram a Alemanha por um período de 20 dias, iniciando assim um intercambio de jovens entre o Sinodo Paranapanema e o Decanato de Ingolstadt-Baviera. Os vintes dias na Alemanha foram de intensas atividades entre os dois grupos. Entre brincadeiras, meditações e celebrações os dois grupos foram se conhecendo e criando laços de amizade e irmandade. Os jovens do Sinodo Paranapanema apresentaram aos alemães o nosso jeito de ser igreja no Brasil, falaram também da realidade social, política, cultural e religiosa de nosso país. Da mesma forma os jovens alemães apresentaram a realidade de seu país aos nossos jovens.

Durante os 20 dias de permanência na Alemanha os nossos jovens tiveram a oportunidade de conhecer a história daquele país. Entre as atividades visitas ao campo de concentração em Flossenbürg, onde o teólogo e P. Dietrich Bonhoeffer foi morto pelo regime nazista. Os jovens também visitaram o parlamento em Berlin e Wittemberg conhecendo de perto a história da Reforma e o surgimento do luteranismo. Foram 20 dias de muito aprendizado.

Em agosto deste ano os jovens alemães visitaram o Brasil e o Sinodo Paranapanema retribuindo a visita do ano passado. Chegaram no dia 30 de julho no Rio de Janeiro onde foram recebidos por um grupo de três jovens do Sinodo Paranapanema acompanhado do P. vice Sinodal Alfredo. Permaneceram no Rio de Janeiro por três dias onde conheceram pontos turísticos, a história da cidade e a Igreja luterana. No dia 01 de agosto o grupo viajou até o Paraná onde foi recebido, no aeroporto Afonso Pena, pelo grupo que havia viajado para Alemanha no ano passado. Os dois grupos se dirigiram até o Hotel SESC Caiobá – Matinhos onde, por três dias, realizaram atividades de integração e partilharam novamente sobre a realidade dos dois países. A semana seguinte, acompanhados pelo P. Sinodal Odair, foi de atividades e visitas na região metropolitana de Curitiba, onde participaram de celebrações e cultos e conheceram diferentes atividades, a Diaconia de nossa igreja. Também visitaram um centro de Umbanda e uma aldeia indígena com o objetivo de conhecer a realidade cultural e religiosa de nossa gente. Após uma semana de convívio em Curitiba o grupo se dirigiu a região central do Paraná onde conviveram com as famílias em Ponta Grossa, Castro, Palmeira e Teixeira Soares. A ultima semana foi dividida entre a regional norte, Londrina e Rolândia culminando com uma visita a Foz do Iguaçu. No dia 21 de agosto o grupo retornou para a Alemanha. No entanto, os laços de amizade, convívio e conhecimento estabelecidos nestes 40 dias de intercambio certamente permanecerão, fazendo destes jovens lideranças comprometidas com a sua igreja e com a missão de Deus no mundo.

Como Sinodo Paranapanema somos imensamente gratos por esta experiência no desejo de que mais jovens possam participar desta experiência nos anos vindouros.