“Neste ano, o tema da Convenção é Vocação e Ministério – o que me move. Estamos aqui porque somos movidos e movidas pela força do Espírito Santo de Deus. Viemos de todos os Sínodos da nossa Igreja e desejamos que estes três dias de encontro fortaleçam e animem cada pessoa que aqui está para o exercício do seu Ministério com Ordenação na IECLB”, afirmou o P. Gilciney Tetzner, Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari, na Abertura Oficial da 3ª Convenção de Ministros e Ministras da IECLB, que acontece de 15 a 17 de outubro de 2019, em Curitiba/PR, no Sínodo Paranapanema.
O evento ocorre nas dependências da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), no Colégio Decisivo e no Clube Thalia, ambos nas imediações da IPB, reunindo aproximadamente 500 Ministros Ordenados e Ministras Ordenadas aos quatro Ministérios na IECLB: Catequético, Diaconal, Missionário e Pastoral.
Para compor a mesa, foram convidados e convidadas: a Pastora Presidente da IECLB, Pa. Sílvia Genz, o Pastor 1o Vice-Presidente e Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema, P. Odair Braun, o Pastor 2° Vice-Presidente e Assessor para Missão Global e Ecumenismo, P. Dr. Mauro Souza, o Secretário Geral, P. Marcos Bechert, a Secretária do Ministério com Ordenação, Pa. Ma. Ruth Musskopf, o Pastor da Igreja Presbiteriana de Curitiba, Rev. Juarez Marcondes Filho, o Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, o Vice-Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (representando o Prefeito, Rafael Greca de Macedo), a Presidente da Diretoria do Conselho da Igreja, Anelize Marleni Berwig, e o Presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Paranapanema, Heinz Egon Löwen, além de mencionada a Professora Rejane Kappel, Diretora da Unidade Centro do Colégio Martinus.
Foram saudados e saudadas: os Pastores e as Pastoras Sinodais dos 18 Sínodos da IECLB (Amazônia – Pa. Vera Lúcia Engelhardt, Brasil Central – Pa. Patrícia Bauer, Centro-Campanha-Sul – P. Décio Weber, Centro-Sul Catarinense, P. Joel Schlemper, Espírito Santo a Belém – P. Ismar Schiefelbein, Mato Grosso – P. Elisandro Rheinheimer, Nordeste Gaúcho – Pa. Tânia Cristina Weimer, Noroeste Rio-grandense – P. Vilson Emílio Thielke, Norte Catarinense – P. Claudir Burmann, Paranapanema – P. Odair Airton Braun (anfitrião da Convenção), Planalto Rio-grandense – P. Ricardo Cassen, Rio dos Sinos – P. Carlos Eduardo Müller Bock, Rio Paraná – P. Afonso Adolfo Weimer, Sudeste – P. Marcos Jair Ebeling, Sul-Rio-grandense – Pa. Roili Borchardt, Uruguai – P. Jair Luiz Holzschuh, Vale do Itajaí – P. Guilherme Lieven e Vale do Taquari – P. Gilciney Tetzner).
Após a fala da Pa. Sílvia, do P. Odair, dando as boas-vindas a Ministros e Ministras, e da Oração da Manhã, conduzida pela Pa. Vera Regina Waskow, o P. Mauro também falou ao grupo e apresentou a Palestrante do dia, a Pa. Dra. Antje Jackelén, Arcebispa da Igreja da Suécia, que falou ao público sobre o tema da Convenção: Vocação e Ministério – o que nos move.
Na parte da tarde, foram oferecidos três Painéis:
1° Painel – O que me move no Ministério Compartilhado com Ordenação
… Há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo (1Co 12.4). Ministros e Ministras, representantes dos quatro Ministérios, compartilham sobre a sua experiência no Ministério, momento de ouvir pessoas que se dispõem a compartilhar as suas vivências em seus Campos de Atividade Ministerial. Além disso, há oportunidade para reflexão sobre a prática do Ministério Compartilhado e questionamentos que emergem dessa temática.
Coordenação:
Pa. Vera Lúcia Engelhardt
Painelistas:
– Cat. Valéria Franz Bock
– Diac. Siglinda Braun Schliwe
– Miss. Ricardo Neumann
– P. Luis Henrique Sievers
2° Painel – O que me move no Ministério como mulher e homem
Deus nos criou, homem e mulher, à sua imagem e semelhança (Gn 1.27). Assim, o caráter inclusivo do Ministério com Ordenação é coerente com a vontade do Criador. Muitas são as possibilidades de exercer criativamente o Ministério, mas exercê-lo sendo homem é diferente de exercê-lo sendo mulher. Quais os desafios do Ministério com ordenação para mulheres e homens?
Coordenação:
Pa. Roili Borchardt
Painelistas:
– Arcebispa Antje Jackelén
– P. Nilton Giese
– Pa. Carmen Michel Siegle
3° Painel: O que me move no contexto – análise de conjuntura
Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou (Jo 14.27). Vivemos em um mundo marcado por tensões e conflitos. No Brasil, há um discurso bélico permeado por um imaginário religioso. As linguagens se confundem. Como esse cenário nos afeta e como podemos atuar apontando para as contradições que se apresentam e para o futuro que pode ser diferente? Quais as perspectivas de mudança e como podemos participar delas?
Coordenação:
P. Gilciney Tetzner
Painelistas:
– Dr. Sérgio Sauer
– Dr. Emil Sobottka
Para a noite, a agenda prevê um Jantar de Confraternização no Restaurante Dom Antonio, no Bairro, no Bairro Santa Felicidade, na capital paranaense.