No dia 24 de novembro aconteceu a reunião do Conselho Sinodal do Sínodo Sul-Rio-Grandense, nas dependências da sede sinodal, em Pelotas/RS. A abertura foi feita pelo presidente do Conselho Sinodal, Sr. Ronaldo Tessmann. Logo após a Pastora Sinodal Roili Borchardt convidou para o momento da meditação que estava baseada no texto do Evangelho de Lucas 23.33-43, texto previsto para a prédica do final de semana.
Refletindo sobre o texto foi enfatizado que Jesus é identificado como Rei, mas seu Reino é muito diferente dos reinos que o povo conhecia. O Reino de Jesus é um Reino de paz, compreensão, amor, justiça, solidariedade… Jesus não faz uso da força para atrair seguidores. Ele faz uso do acolhimento, do perdão… O Cristo Rei mesmo pregado na cruz e sofrendo na pele as marcas dos pregos, ainda é capaz de dizer: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23.34). Para Jesus cada pessoa tem o seu valor e sua dignidade. Para quem reconhece as suas falhas e se arrepende, como aconteceu com um dos malfeitores que foi crucificado ao lado dele, existe a possibilidade de um novo começo: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43). Este malfeitor, homem que certamente não teve uma vida correta aos olhos da lei, teve a fé de ver e acreditar que Jesus podia convidá-lo para viver em seu reino. Através da fé reconhece que Jesus é o Cristo Rei e com isto sua vida é transformada. Mais do que nunca, em nosso meio, precisamos voltar nosso olhar para os ensinamentos de Jesus. Precisamos adotar atitudes que reforçam o perdão, a paz, a solidariedade… Devemos ser porta-vozes do Evangelho, da Boa-notícia da salvação, oferecida em Jesus Cristo.
Dentre os vários assuntos da agenda foi destacado, tendo em vista as prioridades do Sínodo, o Projeto Bom Samaritano apresentado pelo P. Edwin Fickel e o bacharel de teologia Tiago Hartvig. O projeto visa auxiliar na implementação de uma capelania hospitalar na área de Pelotas. O mesmo ainda deve ser rediscutido junto a diretoria do Conselho Sinodal.
O tesoureiro do Conselho Sinodal, Sr. Jorge Tuchtenhagen, apresentou o balancete das receitas e despesas efetivado até o mês de outubro. Com alegria e gratidão a Deus destacamos o aumento na arrecadação do valor da Campanha Vai e Vem, no ano de 2019.
Ainda foi falado sobre a possibilidade de receber um envio, por parte da Comissão de Designação e Envio da Igreja, para a vaga, recém criada, junto ao Colégio Sinodal Alfredo Simon. Caso isto seja efetivado, será a primeira experiência com a implantação de um pastorado escolar junto ao Colegío.
A parceria com algum Sínodo da Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA) foi apresentada como uma proposta a ser ainda construída em conjunto. Em agosto tivemos a visita de dois representantes da ELCA que participaram de alguns eventos no Sínodo e conheceram um pouco mais da nossa realidade.
A representante do Conselho da Igreja também apresentou o assunto do dízimo das ofertas sinodais, assunto este que deve ser discutido na próxima reunião do Conselho da Igreja. Ainda foi apresentado um resumo da discussão gerada na Conferência de Ministros/as sobre o Ministério Compartilhado na Igreja.
A reunião foi encerrada com a palavra bíblica do Salmo 23.1: O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará, seguida de uma oração e bênção.