A partir do ano de 2020, o pequeno município gaúcho de Mormaço, torna o dia 31 de outubro em feriado religioso municipal da Reforma Protestante também neste município, conforme a lei municipal n° 1.391/2019, que foi proposto pelo vereador Edson Schroeder e aprovada por todos os demais vereadores durante a sessão do dia 26 de novembro de 2019 e sancionada pelo prefeito municipal Rodrigo Jacoby Trindade, em 28 de novembro de 2019.
No município a IECLB está presente através da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Mormaço, que foi fundada no ano de 1927, contando atualmente com 50 famílias membras e um grupo de OASE, sendo que a comunidade é atendida pela Paróquia de Ernestina, e a frente dos trabalhos religiosos está a Pa. Margarete Cristina Witter.
A entrega oficial da lei aos representantes luteranos, foi realizada na noite do dia 03 de dezembro de 2019, durante a realização da sessão ordinária semanal na câmara municipal de vereadores do município, aonde a Pa. Margarete e o membro Osmaldo Schroeder, usaram a tribuna para falarem da importância da Reforma Luterana e da referida lei a toda comunidade luterana do município e também agradecer aos demais vereadores pela aprovação da lei. Participaram também da sessão alguns membros da comunidade juntamente com seu presidente Sr. Anderson Wink, prefeito municipal Rodrigo Jacoby Trindade, vereadores, entre outros.
Conheça um pouco mais sobre o município:
O município de Mormaço fica localizado no alto da Serra do Botucaraí, interior do estado do Rio Grande do Sul, distante 207 km da capital do estado, tem uma área territorial de 146,1 km², criado pela lei estadual n° 9.616 em 20/03/1992, que até então pertencia ao município de Soledade.
A origem do nome da cidade, que inicialmente foi chamado de “Mundo Novo do Jacuí”, deu se pelo forte calor provocado pelo sol no meio da mata fechada e, em época de frio, pelo vapor que se elevava do degelo das geadas, a esse fenômeno, deu-se o nome de Mormaço.
Sua população é de aproximadamente 2.968 habitantes, composto, sobre tudo por descendentes de italianos e de alemães, aonde a maioria dos moradores residem na área rural do município.