|

 

A 12ª Temporada do Projeto MusiCâmara fará o seu último concerto no próximo dia 20 de dezembro, sexta-feira, às 20h, na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450 – centro), com a apresentação do Madrigal e Camerata PRESTO. Entrada Franca.

Inspirado na história de Maria, da anunciação ao nascimento de Jesus Cristo, o concerto traz as obras Ave Maria, de Franz Biebl, Magnificat, de Antônio Vivaldi, How beautiful are the feet of them, de George H. Händel e o Oratório de Nöel, de Camille Saint-Säens. Para completar o programa, canções tradicionais de Natal, tendo como convidados especiais os cantores da Oficina PRESTO Canto Coral, mais de 100 cantores da comunidade leopoldense que frequentam a oficina desde outubro deste ano.

Madrigal PRESTO

O Madrigal PRESTO, foi criado em 2008, com o objetivo de difundir a música erudita, buscando a excelência artístico-cultural na interpretação de obras de destacado valor no repertório coral, escritas para essa formação, além de interpretar obras de compositores brasileiros em primeira audição e arranjos de música popular brasileira.

Desde o seu início tem a regência do Maestro João Paulo Sefrin e a orientação vocal da professora Lúcia Passos.

O Madrigal Presto se destaca pelas obras relevantes que apresenta, a capella, com orquestras ou grupos de música popular, obras pouco cantadas pelos coros, oportunizando ao público o conhecimento de um repertório coral diferenciado.

Em sua trajetória, ao longo de 11 anos, realizou 211 apresentações no Rio Grande do Sul e outros estados do Brasil, em Festivais de Coros, concertos, eventos culturais.

Camerata PRESTO

A Camerata PRESTO é formada por 8 instrumentistas de cordas (02 violinos, 02 violas, 01 violoncelo, 01 Contrabaixo e órgão), com o objetivo de difundir a música erudita instrumental, buscando a excelência artístico-musical e acompanhando o trabalho do Madrigal Presto entre outros grupos da região do Vale do Rio dos Sinos.

O grupo é formado por instrumentistas de grande experiência e componentes de orquestras do Rio Grande do Sul, tais como: Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra da UNISC, Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro, dentre outras.

Oficinas PRESTO – Canto Coral

O projeto Oficinas Presto Canto Coral, que é uma realização do Ministério da Cidadania e da PRESTO Produções e Promoções Artísticas é realizado em 4 bairros de São Leopoldo, Centro, Feitoria, Scharlau e Vicentina, onde mais de 140 cantores se inscreveram para participar em 2019.
O projeto pretende explorar e desenvolver a consciência e potencial vocal dos participantes, introduzindo-os no universo da música cantada em conjunto, estimulando a cultura musical.

Como resultado da participação regular nos ensaios o grupo passou a se apresentar em atividades e eventos culturais da cidade, tais como o Recital de Natal da Sociedade ORPHEU e o Brique do Imigrante na Praça do Imigrante em São Leopoldo, em dezembro.

Para encerrar as atividades em 2019, mais de 100 cantores participarão do Concerto de Natal que encerra a 12ª Temporada do Projeto MusiCâmara em São Leopoldo.

Este Projeto já conta com um valor captado através da Lei Rouanet, tendo como patrocinador master a TFL – Química do Brasil, de São Leopoldo, o que já garante a continuação do projeto em 2020.