COM FOI O RETIRO DE JEJUM E DESINTOXICAÇÃO
Nos dias 27 a 31 de janeiro de 2020 no Centro Evangélico de Formação e Assessoria Pastoral e Popular – CEFAPP, em Palmitos – SC, aconteceu o Retiro do Jejum e Desintoxicação.
Todos precisamos de momentos especiais com muito cuidado e descanso. Na busca por mais saúde física e espiritual o Sínodo Uruguai ofereceu, mais um encontro em forma de retiro, para cuidar da saúde física e mental. Num ambiente aconchegante em meio à natureza, com ar puro convidativo para partilha e convivência. As experiências com o cuidado da saúde, a desintoxicação do organismo e aprendizado de técnicas de limpeza do corpo, nos marcaram profundamente e motivaram para o descanso.
Durante o retiro os participantes tiveram oportunidade de refletir e meditar sobre os ensinamentos da Palavra de Deus, em especial sobre o cuidado e a dimensão da espiritualidade. A vida é o maior presente que recebemos de Deus, por isso, merece cuidado.
O retiro foi uma oportunidade para fazer escolhas e mudança de hábitos. Entendimento sobre as formas de alimentação adequadas e alimentos saudáveis para nosso corpo e mente. Foram quatro dias muito agradáveis para descansar a mente e o corpo. Num lugar especial, na companhia de pessoas queridas. Neste clima acolhedor, cercado de cuidado, aconteceu o 28º Retiro de Jejum e Desintoxicação, coordenado pela terapeuta, catequista e técnica em enfermagem Marlene Zizemer Gaede, com a cooperação da Coordenação de Formação e Diaconia do Sínodo Uruguai.
Relato de uma participante do jejum:
Jejum de Palmitos
Fui nesse jejum mais pensando no retiro em si do que no jejum, mas lá senti a importância dos dois igualmente, foram muitas experiências, as trocas, as conversas, as interferências, tudo foi acontecendo dentro de uma metodologia simples mas acolhedora e abrangente, vou citar aqui algumas transformações que foram acontecendo comigo.
Em primeiro lugar fui descobrindo a resistência que tenho, se eu soubesse com antecedência o que aconteceria certamente não teria me arriscado, pena pois não ia vivenciar as alegrias que vivenciei.
Várias informações que tivemos lá já estou pondo em prática, tipo aqui em casa já adiquiri um filtro de barro. Estou caminhando na grama pela manhã e fazendo bochecho com o óleo, e me sentindo muito bem.
Também retomei o banho ao levantar, sabendo da sua importância, apreciar e ter um tempo LIVRE, cavocar esse tempo. Jejuar sem medo de perder peso. Valorizar o parar para cuidar da saúde e se conhecer melhor, investir nisso, valorizar os saberes ancestrais, nossa o carvão ativado, e também o sal amargo…rsrsrs
Lá em Palmidos vivenciei o que é uma saúde preventiva, conhecer um pouco das tantas realidades dos companheiros e companheiras que lá se encontravam.
A espiritualidade, ouvir refletir os textos bíblicos, saliento aqui o salmo 1, a dualidade o ímpio e o justo, e temos escolhas, escolher cuidar da nossa saúde, da família e tb da sociedade.
Com certeza foi uma experiência única, que daqui uns anos vou repetir, até lá vou revendo anotações e colocando o que aprendi em prática.
Gracias ao grupo organizador.
Neiva Suzete Ferro Schneider