Ao completar 40 anos de ministério pastoral na IECLB em janeiro de 2020 e atuando no 2º. CAM da Paróquia Evangélica de Boa Vista, área rural do município de São Lourenço do Sul, no âmbito do Sínodo Sul-Rio-Grandense, o pastor Dietmar Teske, em comum acordo com a Paróquia, encerrou sua atividade ministerial em 31 de janeiro.
Ao convidar os membros das 10 comunidades que integram a Paróquia Evangélica de Boa Vista, os pastores Reneu e Dietmar, propuseram que cada uma das 10 comunidades traga para a Mesa do Altar um vaso de flores semelhante àquele que leva para o culto em sua própria comunidade. E assim aconteceu na noite do Culto de Desinstalação no Salão da Comunidade Evangélica de Picada Moinhos (Coxilha do Barão). O resultado, além de Cruz, Velas e Bíblia, dez belíssimos Vasos de Flores testemunharam a maravilhosa e diversificada criação de Deus.
O Ato de Desinstalação foi oficiado pela pastora sinodal Roili Borchardt, assessorada pelo presidente do Conselho Sinodal, Ronaldo Tessmann, e, presidente da Paróquia Evangélica de Boa Vista, Reinaldo Peglow. Antes, porém, de oficiar o Ato de Desinstalação, a pastora sinodal Roili Borchardt pediu que todos os/as ministros presentes no Culto se apresentassem. Os/as ministros/as que ajudaram a oficiar o Culto foram: Pa. Janaína W. Stahlhöfer, Catequista Valéria Franz Bock, Diaconisa Isolete M. Follmer, P. Reneu Prediger, P. Gleidson Fritsche. Além destes, também estiveram presentes: P. Sin. Carlos E.M. Bock (Sínodo Rio dos Sinos), P. em. Rolf Pikart (Sínodo Centro Sul Catarinense), P. Osmar Prochnow, Pa. Vol. Dra. Lori Altmann, P. Dr. Roberto Zwetsch, P. em. Ruben A. Bonato, P. em. Jorge A. Signorini, P. em. Itto A. Sträher, Catequista em. Ivone A. Sträher. Em sua mensagem de desinstalação a pastora sinodal leu e refletiu Eclesiastes 3.1-8. Usou como símbolo uma ampulheta, e refletiu sobre o tempo e a nova situação de vida, agora fora do campo de atividade ministerial. Encerrou o Ato com oração e o pedido, de que os/as ministros/as viessem à frente, para que juntos impusessem a mão para a bênção ao pastor Dietmar Teske.
Depois das manifestações dos presidentes do Conselho Sinodal e da Paróquia Boa Vista demais pessoas fizeram uso da palavra, agradecendo, homenageando e presenteando o pastor desinstalado, bem como a sua esposa Clair e a família: – os/as ministros/as Reneu, Jorge, Janaína, Gleidson, Carlos, Valéria, Itto e Ivone, Sras. Leda Wally Virissimo e Lorena Scheunemann (OASE Sinodal), Roni Bonow, Rocheli Wachholz, Ellemar Wojahn e Fábio Meyer (Equipe do CAPA – Núcleo Pelotas), Ervedo Kunde (Setores do Culto Infantil Sinodal e Paroquial), Membros das Diretorias das 10 Comunidades que integram a Paróquia Boa Vista, Líderes dos quatro grupos de OASE (Reserva, Moinhos, Antas e Bom Jesus I), Dança Sênior e Farmácia Caseira e Lideranças Leigas da Com. Ev. de Conf. Lut. de São Lourenço do Sul.
Cabe destaque também à presença de membros de várias comunidades, lideranças leigas de comunidades, paróquias e sínodos bem como grupos e setores das comunidades. Foram saudados pelo pastor Dietmar Teske: Herbert Wally e esposa Valquíria, presidente do Conselho Sinodal, quando Dietmar foi pastor sinodal. Também estiveram presentes ex-presidentes da Paróquia Evangélica de São Lourenço do Sul, onde Dietmar Teske atuou 27 anos: Elziário W. Blank, Evony S. Hax, Wilson Klumb, Hilberto Rutz e João Ernesto Frömming. Da atual Paróquia Boa Vista esteve presente Wanderlei R. Schneider. Familiares e lideranças em suas comunidades locais (Itoupava Central/Blumenau e Braço do Trombudo/SC), estiveram presentes tia Margarete Rinnert Gärtner e os primos Ademar e Anita Vermoehlen Radoll e Dagma Gärtner Krüger.
Encerrando as homenagens, o Grupo de Canto (Anderson, Samara e Ísis) entoaram a canção ´Eu só peço a Deus´ (Mercedes Soza). Na liturgia de despedida a comunidade intercedeu e orou o Pai Nosso. Todos cantaram ´Bênção da Irlanda´. A Pa. Sin. Roili Borchardt convidou os/as ministros/as presentes para juntos proferirem a palavra de bênção e envio.
Participaram do Culto de Desinstalação 300 pessoas e a oferta, conforme o determina o 1º. domingo do mês de fevereiro, foi destinada ao Fundo da IECLB de Implementação de Capelanias da Saúde, o que importou em R$ 660,00. Após o Culto, a Paróquia Boa Vista, suas Comunidades, bem como o pastor Dietmar Teske, pelo seu aniversário (30/01) convidaram para um momento de Confraternização com comes e bebes. Houve também tempo para cumprimentos e fotos junto à Mesa do Altar.
Da biografia apresentada no Culto pelo Sr. Ronaldo Tessmann, presidente do Conselho Sinodal: – Dietmar Teske nasceu em 30/01/1955 no hospital Samaria em Rio do Sul/SC, filho de Gerhardt e Emmy Rinnert Teske (falecidos). Cresceu na localidade de Braço do Trombudo/SC. Foi batizado em 10/04/55 na Comunidade Evangélica de Braço do Trombudo, Km 20 e onde também foi confirmado em 15/02/1970. Após curso primário (1963-1967) na Escola Estadual de Braço do Trombudo, Km 18, ingressou no Instituto Pré-Teológico em São Leopoldo/RS para cursar Ginásio e Clássico (1968-1974). Em 1975 ingressou no Curso de Teologia em São Leopoldo. Realizou Estágio Intermediário na Comunidade Evangélica de Rolândia/PR (2º. Semestre de 1977, sob mentoria do P. Hermann Mühlhäusser). Concluiu sua formação como bacharel de teologia em dezembro de 1979. Aprovado pelo Conselho Diretor da IECLB, foi enviado à Paróquia Evangélica de São Lourenço do Sul, Distrito Sul, Região Eclesiástica IV, onde foi instalado em 27 de janeiro de 1980 pelo pastor distrital Irno Prediger. Após realização de Exame Pró-Ministério em julho de 1983, foi ordenado ao ministério pastoral em 18/03/84 pelo então pastor regional Huberto Kirchheim. Exerceu o ministério pastoral durante 27 anos na Paróquia Evangélica de São Lourenço do Sul, até 31/12/2006. Neste período exerceu a atividade de pastor distrital do então Distrito Eclesiástico Rio Camaquã e de vice pastor sinodal do Sínodo Sul-Rio-Grandensae. Cursou também pós-graduação Lato-Sensu, com ênfase em Capelania Hospitalar de julho de 2000 até novembro de 2002 (IEPG/Faculdades EST/São Leopoldo). Eleito pastor sinodal em junho de 2006, fixou residência em Pelotas e exerceu a atividade de pastor sinodal do Sínodo Sul-Rio-Grandense no período de janeiro de 2007 até dezembro de 2014. Retornou a São Lourenço do Sul e passou a residir em casa própria na cidade. Em fevereiro de 2015 foi convidado pela pastora sinodal Roili Borchardt e, posteriormente, eleito pela Assembleia da Paróquia Evangélica de Boa Vista, para exercer o ministério pastoral na vaga do 2º. CAM daquela paróquia até 31 de janeiro de 2020. Ao completar 40 anos de ministério pastoral em 27 de janeiro de 2020, ingressou com pedido de desinstalação das atividades naquela paróquia.
De sua vida familiar lembra que, após namoro (iniciado em 19/07/1981), casou com Clair Franz, membro da Comunidade Evangélica de São Lourenço do Sul, professora estadual e participante do grupo de JE. Casaram em 03/02/1983 na cidade de São Lourenço do Sul e também receberam a bênção de Deus na Comunidade Evangélica local, oficiada pelo P. Verner Hoefelmann. Em 25 de setembro de 1984 nasceu o filho Filipe e em 15 de setembro de 1988 nasceu a filha Marta. Ambos residem em Porto Alegre e exercem a profissão de engenheiro ambiental na Profill e psicóloga nos Recursos Humanos da Santa Casa de Porto Alegre, respectivamente. Em 03 de fevereiro de 2008, Dietmar e Clair celebraram as Bodas de Prata, oficiado pelo P. Carlos E.M. Bock na Comunidade Evangélica de São Lourenço do Sul. Clair, sua esposa, além de professora estadual, 40 horas, porém, agora aposentada, coordenou a atividade de culto infantil na Comunidade de São Lourenço, prestou assessoria em Seminários de Orientadores/as de Culto Infantil na área distrital e, posteriormente, na área sinodal. Participou na preparação e realização dos retiros e encontros dos grupos de casais na Paróquia de São Lourenço do Sul e, posteriormente, na Paróquia Boa Vista. Como agente de saúde, formada por CAPA e UFPel, é convidada e co-participante de eventos na área de Saúde e Alimentação e Farmácia Caseira. Com formação em Dança Sênior pela Instituição Bethesda de Pirabeiraba/Joinville/SC é ministrante de Cursos de Dança Sênior no Rio Grande do Sul.
Responsável pela Mensagem no Culto de Desinstalação, o pastor Dietmar Teske leu o texto do Evangelho de Lucas 4, versículos 14 até 21. A leitura bíblica foi de 1ª. Coríntios 12, versículos 12 até 31ª. A mensagem está disponível no Portal Luteranos. (Veja aqui.)
As imagens do Culto de Desinstalação são de Ivânia (Foto Arte – São Lourenço do Sul.
Responsável pelo texto e seleção de imagens: P. Dietmar Teske