O Secretário Geral da Igreja, Pastor Marcos Bechert, cumpriu extensa e intensa agenda no Sínodo Norte Catarinense. Por ocasião do Culto de Ordenação, no dia 14 de fevereiro, acompanhou a Pastora Presidente, Pastora Sílvia Beatrice Genz, na Comunidade de Pirabeiraba, Joinville/SC. Nessa ocasião, a Comunidade celebrou 155 anos de existência.
No dia seguinte, participou da reunião do Conselho Sinodal de Diaconia. Na reunião, foram dados os encaminhamentos para a realização do Curso Diaconia: fé e ação. Trata-se de uma parceria entre o Sínodo Norte Catarinense e a Coordenação de Diaconia e Inclusão da Secretaria de Ação Comunitária. O Curso acontecerá em quatro etapas nos três Núcleos do Sínodo com a meta de abranger em torno de sessenta pessoas. O objetivo é qualificar a ação diaconal que acontece a partir das comunidades.
Na mesma ocasião, o Secretário Geral conheceu as dependências do Instituto Luterano Campos Verdejantes, em Campo Alegre/SC. Estabeleceu diálogos com a Diretoria que ali estava reunida, especialmente com o Presidente do Instituto, Sr. Armin Koenig. O Instituto está em construção de suas dependências para futuramente ser auxílio e amparo a pessoas com deficiência na preservação de sua dignidade.
Ainda no dia 15, Pastor Marcos participou do Culto de Investidura da Pastora Elke Doehl na função de Pastora da Paróquia Cristo Libertador, em Joinville/SC. Em 1994, o Pastor Marcos foi o mentor do Período Prático de Habilitação ao Pastorado (PPHP) da Pastora Elke, na Paróquia de Santa Maria/RS. Após o Culto, participou da confraternização oferecida pela Comunidade local.