– 2 pessoas para a dramatização que introduz a leitura de Gênesis 12.1-4a.
– Datashow conectado ao som para a projeção do vídeo “Sê tu uma bênção”.
Tempo litúrgico: Quaresma
Estamos no segundo domingo na quaresma, um tempo oportuno de reflexão e conversão. Quaresma é um tempo que nos convida a caminhar com Jesus, nos convida a olhar para a nossa vida, avaliar nossos planos, nossas relações e renovar tudo aquilo que nos desvia do projeto de Deus que é vida abundante para todas as pessoas.
Tempo civil: Dia Internacional da Mulher
Dentro desse período litúrgico, o calendário civil nos lembra de que hoje é o Dia Internacional da Mulher. Em todo o mundo, pessoas param neste dia, neste mês, para refletir sobre a realidade das mulheres na sociedade de todos os tempos, constatar e denunciar as desigualdades para construir relações justas, respeitosas e equitativas entre homens e mulheres. Como Igreja de pessoas batizadas, unidas pela graça e o amor de Deus, não podemos deixar de refletir sobre o nosso papel na sociedade no que diz respeito às mulheres.
LITURGIA DE ENTRADA
Acolhida
“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)
Bom dia (boa noite)! Com as palavras lema para esta semana acolho cada pessoa aqui presente. Como é bom estarmos reunidas e reunidos para celebrarmos o amor incondicional de Deus dado a nós de graça.
Que a certeza do amor de Deus nos anime a celebrarmos hoje, este, que é o segundo Domingo da Quaresma e Dia Internacional da Mulher.
A prova do amor de Deus para conosco é esta: sendo nós ainda pessoas pecadoras, Cristo morreu por nós. Porque confiamos em Deus, acheguemo-nos a ele para confessar-lhe os nossos pecados e receber a sua graça (Rm 5.8). Oremos:
Deus de bondade, chegamos diante de ti como parte de tua aliança para pedirmos perdão por todas as vezes que não conseguimos ser benção na vida das mulheres ao nosso redor. Não conseguimos protegê-las e animá-las a viverem de forma plena a tua promessa de vida em abundância. Perdoa os nossos preconceitos que limitam nossas ações em prol da justiça. Perdoa nosso orgulho que nos impede de vivermos plenamente a comunhão das pessoas batizadas. Perdão, Senhor.
Anúncio da graça
A misericórdia de Deus concede o perdão, dá tempo para a reconciliação e alcança os corações arrependidos.
Kyrie
Como comunidade que se sabe agraciada pelo perdão de Deus, não podemos ficar indiferentes às dores de irmãos e irmãs que clamam por reconciliação e paz. Hoje, em especial, clamemos a Deus pelas vidas das mulheres que, no mundo todo, sofrem com injustiça e desigualdade. Após cada motivo lembrado, cantemos…
Canto: LCI 60 – Tem piedade, Senhor
Tem piedade, Senhor. Ilumina o teu povo.
Cura-nos, levanta, Deus, sobre nós o teu rosto
Deus de misericórdia, pedimos que ouças o clamor das tuas filhas cansadas das relações injustas de trabalho, dos salários mais baixos, dos abusos de autoridade, da dupla e da tripla jornada de trabalho. Tem piedade, Senhor.
Deus de misericórdia, pedimos que ouças o clamor de suas filhas cansadas de terem medo ao andar pelas ruas, de terem medo em suas próprias casas, de terem medo dos homens presentes em suas vidas. Tem piedade, Senhor.
Ouça Senhor, o nosso clamor e vem com teu socorro. Amém.
Oração do Dia
Deus de amor, tu que ensinaste Maria, que ouviste a Samaritana e enviaste Madalena para ser tua apostola nos ensine a sermos instrumentos de tua bênção para a vida das mulheres. Que a tua palavra nos inspire a sermos a boa diferença que este mundo precisa. Por teu Filho, nosso Senhor e Salvador que contigo e com o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.
Canto
LITURGIA DA PALAVRA
Leituras bíblicas
Ensina-me, Senhor, o Teu caminho, e andarei na Tua verdade; (Salmo 86.11)
Leitura do Evangelho: João 3.1-17
Utilize o canto Pai Abraão tem filhos + teatro para introduzir a leitura de Genesis, texto sugerido para a pregação.
Canto: Pai Abrão tem filhos
TEATRO
Pessoa 1: (A pessoa se dirige à frente da comunidade cantando e convidando a comunidade para acompanhá-la no canto e nos gestos).
Pessoa 2: (Aproxima-se da pessoa que está no altar, olha pra ela e pra comunidade e pergunta): Se Abraão é pai de toda essa gente, quem é a mãe?
Pessoa 1: (Responde olhando para a comunidade)Sara! Abraão não teve toda essa turma, sozinho, não!
Pessoa 2: (Comenta) Já estou pensando no trabalho que deve ter dado cuidar de tanta criança! Troca fralda; põe pra dormir…
Pessoa 1: (Complementa)Cuida quando adoece, separa as brigas…
Pessoa 2: (Comenta) Bem que se diz que pra criar uma criança precisa-se de uma tribo inteira.
Pessoa 1:(senta) Só de pensar em todo esse trabalho me deu um cansaço! Ufa!
Pessoa 2: (senta do lado e pergunta) Que ideia foi essa de ter tantas crianças?
Pessoa 1: (responde e sugere) Sei lá! Vamos perguntar para (pastora, pastor, missionário, missionária, catequista, diácona, diácono – usar a nomenclatura de acordo com o ministério local) ela/ele pode nos ajudar com essas coisas da Bíblia.
Pessoa 1 e 2: (As duas chamam em conjunto): Ministra/Ministro!!!!!!!!!
O Evangelho(João 3. 1-17) aponta para a necessidade da mudança, da transformação. Ele fala de um novo nascimento: Afogar-se, morrer com Cristo para o pecado e renascer com Cristo para uma vida marcada pelo amor de Deus, um processo diário para o nascer espiritual.
Como pessoas batizadas, feitas filhas e filhos de Deus, o chamado é para que andemos em novidade de vida. É preciso converter nosso jeito de nos relacionar com Deus, com o mundo, com o outro e a outra a fim de que experimentemos a plenitude de vida – “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”, disse Jesus (João 3.3).
“Sê tu uma bênção!”
O texto de Gênesis 12. 1-4a nos é conhecido, pois serve como um dos pilares da nossa história como povo de Deus. Deus concretiza a primeira aliança conosco através de Abraão e Sara: promete terras e descendência. Da terra virá o sustento e a morada, da descendência a garantia de uma vida prolongada.
Abraão e Sara eram nômades e o movimento fazia parte de sua vida. No texto que ouvimos, porém, o movimento é diferente. Não é motivado pela busca de pastagens e sim pelo envio de Deus. Deus envia para o desconhecido com uma promessa, “te darei terras e descendência” e um desejo “Sê tu uma bênção!”
Deus envia Abraão e Sara com uma promessa: terra e descendência. O casal ouve, crê nas promessas de Deus e cumpre a sua vontade. Juntam tudo e se colocam a caminho com fé de que Deus vai honrar a sua promessa.
Acolher o envio de Deus significou deixar sua segurança, deixar seus familiares, sua zona de conforto e arriscar-se rumo ao desconhecido. Isso tudo sob a promessa de que Deus os iria abençoar naquilo que fizessem e experimentassem em seu caminhar.
O que Deus promete para Sara e Abraão é vida digna, livre e abundante para si e sua descendência. Jesus atualiza a aliança e, através de seu sacrifício na cruz, estende a sua promessa para todas as pessoas. Terras e descendência, isto é: tudo o que precisamos para ter vida diga é um desejo de Deus para todas as pessoas.
O tempo de quaresma nos anima para a reflexão: Deus promete vida digna, livre e abundante. Isso é uma realidade para todas as pessoas? Isso é uma realidade para as mulheres? Qual é o nosso papel para que isso aconteça?
Tempo de quaresma nos leva a refletir sobre o movimento interno que precisamos fazer. Também nós precisamos avaliar se Deus não está nos enviando para novos comportamentos e novas atitudes que ultrapassam as fronteiras do que nos é conhecido. “Nossa vida, o contexto que nos envolve, não consegue fazer com que a vida aconteça de forma boa, justa e digna.” (Eduardo Stauder, PL 44, p.112)
Abraão e Sara acolhem o chamado de Deus, e, porque confiam na sua promessa, se colocam a serviço como instrumento de sua vontade. Deus os envia para serem Bênção. O cumprimento das promessas de Deus não se encerra no casal e nem em sua família, chega até nós através do amor de Cristo e nos compromete para sermos benção no mundo.
Tempo de quaresma nos faz avaliar se estou eu sendo uma bênção.
O Dia Internacional da Mulher me desafia a ser uma bênção na vida das mulheres.
Nas decisões que tomares seja na igreja, seja na sua casa: Sê tu uma bênção.
Em todas as palavras que saírem de tua boca: Sê tu uma bênção.
Nas ações diárias: Sê tu uma bênção.
Bem concretamente, ser bênção significa sair da zona de conforto, como fizeram Abraão e Sara, para termos participação ativa em prol da vida digna e plena para todas as pessoas.
É muito mais fácil repetir padrões que diminuem o valor das mulheres, do que pensar em um mundo com mais igualdade de justiça. Vamos pensar nas situações do cotidiano em que deixamos de ser bênção para e na vida de mulheres (Seria bom atualizar para a realidade do local).
Quando eu conto uma piada aparentemente inocente sobre mulheres, será que estou sendo uma bênção?
Quando eu, homem, sou violento com minha esposa, afinal aprendi a ser assim, meu pai era assim com minha mãe, os outros homens que eu conheço são assim, nem sei ser diferente: estou sendo eu uma bênção?
Quando eu, mulher, critico outra mulher por ela ser vítima, dizendo que ela mereceu por determinados comportamentos ou roupa que vestia, ou ainda, dizendo que gosta de apanhar por não conseguir sair de uma situação de violência, será que eu estou sendo uma bênção?
Deus nos deu tudo o que precisamos para sermos bênção na vida das outras pessoas a começar pela nossa casa, nossa comunidade, nossos espaços de trabalho.
Ele nos dá a certeza de que não estamos sozinhas, sozinhos, de que nós podemos fazer diferente. Podemos pedir ajuda quando não soubermos ou não conseguirmos agir com mais cuidado e respeito com as mulheres. Podemos aprender a nos comunicar melhor sem uso de violência. Para isso precisamos fazer como Abraão e Sara, deixar aquilo que nos é conhecido, mas que não é da vontade de Deus, e dar um salto de fé para cumprir sua promessa.
Em Jesus Deus demonstra seu desejo de que todas as pessoas tenham Shalom, paz através de vida plena e justiça. Tudo começa com esse desejo de crer nas promessas de Deus e sair, sair para o novo que, sabemos, é ser bênção.
Sugestão: encerrar a pregação com o Vídeo “Sê tu uma bênção”
Que tal realizar na igreja uma oficina sobre jeitos de ser homem sem o uso da violência?Homens são criados desde cedo para a violência, muitas vezes, precisam desaprender para aprender de novo. Nunca é tarde demais para poder viver novas relações, mais plenas como família.
Que tal animar as mulheres a cuidarem mais uma das outras?
Que tal falar sobre a amizade entre as mulheres (sororidade) e acabar com o mito da inimizade natural entre elas?
Confissão de fé
Creio em Deus, Criador do universo, que criou mulher e homem à sua imagem, entregou aos dois o cuidado do mundo e viu que isto era muito bom. Creio em Jesus Cristo, Filho de Deus, nascido de Maria de Nazaré, que escutava e valorizava as mulheres e as protegia contra os seus acusadores; que tinha mulheres discípulas, que o seguiam e serviam, que apareceu primeiro a Maria Madalena e às mulheres e as enviou para levar a mensagem da Ressurreição aos discípulos de Jesus. Creio no Espírito Santo, que foi derramado sobre homens e mulheres no dia de Pentecostes. Creio no Espirito Santo, que anima a comunidade da Igreja cristã em direção à igualdade, pois todos, homens e mulheres, são um em Cristo Jesus. (Hulda Hertel. Livro de Culto p. 306-307)
Canto
Oração geral
Deus de amor, graças te damos pela vida e força das mulheres que no mundo todo lutam por justiça e por direitos, lutam por vida digna para si, suas famílias e comunidades. Graças Senhor.
Graças te damos pela tua Igreja que testemunha concretamente pelo fim da intolerância e violência contra as mulheres. Graças te damos, pois, como igreja reconhecemos o ministério ordenado de mulheres e sua voz ativa e protagonista dentro e fora de nossos espaços de celebração da fé. Graças Senhor.
Intercedemos por todas as mulheres em situação de vulnerabilidade, por todas as meninas que precisam crescer com medo dos homens. Intercedemos pelos meninos criados para serem agressivos ao invés de amorosos para que tenham modelos saudáveis de masculinidade inspiradora.
Intercedemos pelo nosso país para que políticas públicas sejam feitas em prol da segurança das mulheres em todos os aspectos e momentos de suas vidas. Intercedemos para que as mulheres, nos espaços de poder, possam sentir que carregam a responsabilidade pelas demandas das demais mulheres brasileiras e se lembrem disso nas suas decisões.
LITURGIA DE SAÍDA
BênçãoCantada
LCI 296 – A benção de Deus, de Sara Abraão e Agar
LCI 301 – Bênçãos virão sobre ti.
Envio
L. Vão agora e sejam bênção para a transformação no mundo.
C. Demos graças a Deus.
Promoção e Divulgação
Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias
Secretaria da Ação Comunitária
Accessibility
Blindness Mode
Allows using the site with your screen-reader
This mode configures the website to be compatible with screen-readers such as JAWS, NVDA, VoiceOver, and TalkBack. A screen-reader is software for blind users that is installed on a computer and smartphone, and websites must be compatible with it.
Readable Font
Highlight Titles
Highlight Links
Font Sizing
Default
Line Height
Default
Letter Spacing
Default
Dark Contrast
Monochrome
High Saturation
Virtual Keyboard
Big Dark Cursor
Big Light Cursor
Navigation Keys
Accessibility Statement
www.luterano.org.br
9 de January de 2025
Compliance status
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience,
regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level.
These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible
to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
This website utilizes various technologies that are meant to make it as accessible as possible at all times. We utilize an accessibility interface that allows persons with specific
disabilities to adjust the website’s UI (user interface) and design it to their personal needs.
Additionally, the website utilizes an AI-based application that runs in the background and optimizes its accessibility level constantly. This application remediates the website’s HTML,
adapts Its functionality and behavior for screen-readers used by the blind users, and for keyboard functions used by individuals with motor impairments.
If you’ve found a malfunction or have ideas for improvement, we’ll be happy to hear from you. You can reach out to the website’s operators by using the following email
Screen-reader and keyboard navigation
Our website implements the ARIA attributes (Accessible Rich Internet Applications) technique, alongside various different behavioral changes, to ensure blind users visiting with
screen-readers are able to read, comprehend, and enjoy the website’s functions. As soon as a user with a screen-reader enters your site, they immediately receive
a prompt to enter the Screen-Reader Profile so they can browse and operate your site effectively. Here’s how our website covers some of the most important screen-reader requirements,
alongside console screenshots of code examples:
Screen-reader optimization: we run a background process that learns the website’s components from top to bottom, to ensure ongoing compliance even when updating the website.
In this process, we provide screen-readers with meaningful data using the ARIA set of attributes. For example, we provide accurate form labels;
descriptions for actionable icons (social media icons, search icons, cart icons, etc.); validation guidance for form inputs; element roles such as buttons, menus, modal dialogues (popups),
and others. Additionally, the background process scans all the website’s images and provides an accurate and meaningful image-object-recognition-based description as an ALT (alternate text) tag
for images that are not described. It will also extract texts that are embedded within the image, using an OCR (optical character recognition) technology.
To turn on screen-reader adjustments at any time, users need only to press the Alt+1 keyboard combination. Screen-reader users also get automatic announcements to turn the Screen-reader mode on
as soon as they enter the website.
These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
Disability profiles supported in our website
Epilepsy Safe Mode: this profile enables people with epilepsy to use the website safely by eliminating the risk of seizures that result from flashing or blinking animations and risky color combinations.
Visually Impaired Mode: this mode adjusts the website for the convenience of users with visual impairments such as Degrading Eyesight, Tunnel Vision, Cataract, Glaucoma, and others.
Cognitive Disability Mode: this mode provides different assistive options to help users with cognitive impairments such as Dyslexia, Autism, CVA, and others, to focus on the essential elements of the website more easily.
ADHD Friendly Mode: this mode helps users with ADHD and Neurodevelopmental disorders to read, browse, and focus on the main website elements more easily while significantly reducing distractions.
Blindness Mode: this mode configures the website to be compatible with screen-readers such as JAWS, NVDA, VoiceOver, and TalkBack. A screen-reader is software for blind users that is installed on a computer and smartphone, and websites must be compatible with it.
Keyboard Navigation Profile (Motor-Impaired): this profile enables motor-impaired persons to operate the website using the keyboard Tab, Shift+Tab, and the Enter keys. Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
Additional UI, design, and readability adjustments
Font adjustments – users, can increase and decrease its size, change its family (type), adjust the spacing, alignment, line height, and more.
Color adjustments – users can select various color contrast profiles such as light, dark, inverted, and monochrome. Additionally, users can swap color schemes of titles, texts, and backgrounds, with over seven different coloring options.
Animations – person with epilepsy can stop all running animations with the click of a button. Animations controlled by the interface include videos, GIFs, and CSS flashing transitions.
Content highlighting – users can choose to emphasize important elements such as links and titles. They can also choose to highlight focused or hovered elements only.
Audio muting – users with hearing devices may experience headaches or other issues due to automatic audio playing. This option lets users mute the entire website instantly.
Cognitive disorders – we utilize a search engine that is linked to Wikipedia and Wiktionary, allowing people with cognitive disorders to decipher meanings of phrases, initials, slang, and others.
Additional functions – we provide users the option to change cursor color and size, use a printing mode, enable a virtual keyboard, and many other functions.
Browser and assistive technology compatibility
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers).
Notes, comments, and feedback
Despite our very best efforts to allow anybody to adjust the website to their needs. There may still be pages or sections that are not fully accessible, are in the process of becoming accessible, or are lacking an adequate technological solution to make them accessible. Still, we are continually improving our accessibility, adding, updating and improving its options and features, and developing and adopting new technologies. All this is meant to reach the optimal level of accessibility, following technological advancements. For any assistance, please reach out to