|

27 de junho de 2020: esse é um dia especial para a história do Sínodo Norte Catarinense. Foi a realização da 23ª Assembleia Sinodal no formato eletrônico. Aproximadamente 240 representantes de Paróquias, Comunidades e Setores de Trabalho do Sínodo participaram. Houve intenso preparo técnico anterior, orientações acerca de procedimentos e muita expectativa. Ao final, a certeza de que foi possível e com sucesso.

A partir da sede sinodal, em Joinville/SC, quatro pessoas conduziram a 23ª Assembleia Sinodal. A abertura foi com Culto, estando o Pastor Sinodal Claudir Burmann em Joinville, o Pastor 2º Vice-Presidente da Igreja, Mauro Batista de Souza, em São Leopoldo/RS, e o Pastor Vice-Sinodal, Cristiano Ritzmann, em sua Paróquia. No anúncio da Palavra, o Pastor Mauro destacou o tema e o lema da Igreja “Viver o Batismo: eu escolhi vocês para que deem frutos”.

Além do Culto, houve apresentação dos relatórios das atividades sinodais, dos relatórios financeiros e, inclusive, apresentação e encaminhamento de uma moção. Seguiu-se a ordem do dia conforme as exigências legais. Foi possível manter a dinamicidade da Assembleia Sinodal entre falas e vídeos preparados pelos Setores de Trabalho. Mesmo estando em diferentes locais em suas comunidades e paróquias, foi uma tarde de intensa comunhão e integração sinodal.

O tempo da pandemia COVID-19, apesar da dor que já causou, causa e ainda causará, impõe novas necessidades e possibilidades. Acelera a busca por alternativas e mudança de paradigma. Comunidades, Paróquias, Sínodos e Igreja têm o desafio de corresponder à nova realidade que se gesta.