|

Diante da realidade da pandemia tivemos que fazer algumas adaptações para a realização do Conselho Sinodal do Sínodo Sul-Rio-Grandense. O mesmo aconteceu, apenas no período da manhã, no dia 21 de novembro, no salão da Comunidade Reconciliação e não na sede do Sínodo como era de costume. Levando em conta o distaciamento social, o uso de máscaras e o uso do alcool gel, conforme protocolo da vigilância sanitária do município, os conselheiros e conselheiras vieram das diversas paróquias que formam o Sínodo. 

Sr. Ronaldo Tessmann atual presidente da diretoria do Conselho Sinodal, acolheu os/as participantes com as palavras bíblicas de 2Co 5.17. Na sequência o Pastor Vice Sinodal, Fábio Steinert, conduziu o momento da meditação baseado no versículo de Ap 1.8, destacando a ação de Jesus como o Alfa e o Õmega. O momento foi encerrado com uma palavra de oração. 

Dentre os vários assuntos destacamos a prestação de contas de janeiro até o mês de outubro que foi apresentada pelo tesoureiro da diretoria sinodal, Sr. Jorge Tuchtenhagen, bem como, o pré-orçamento para 2021.

Em relação a Campanha Vai e Vem foi apresentado o balanço parcial das entradas que chegaram ao Sínodo até o momento, lembrando que a Campanha foi prorrogada até o dia 22/11. Como representante da Campanha Vai e Vem foi acolhido o nome da Sra. Eli Maria Muller Tessmann como titular e Lorena Neitzke como suplente.  

Ainda foi apresentado o novo tema e lema da igreja para acompanhar as reflexões para o próximo ano. Tema:  Viver o Batismo: dons a serviço. Lema: Eis que faço novas todas as coisas (Ap 21.5). Cada Paróquia recebeu um banner com o novo tema a ser usado no seu meio.

Dentre os assuntos também constava a eleição da nova Diretoria do Conselho Sinodal – gestão 2021-2022. Após os devidos esclarecimentos, o P. Rogério Vieira, representante do Sínodo no Conselho da Igreja, conduziu o momento da eleição.

Desta forma, a gestão da Diretoria do Conselho Sinodal 2021-2022, ficou assim constituída:

Presidente: Ronaldo Tessmann (releito)

Vice-presidente: João Carlos Völtz (reeleito)

1º Secretário: Demaicon Schmidt Peter (eleito)

2ª Secretária: Rejane Maria da Nova Cruz Peter (eleita)

1º Tesoureiro: Jorge Vilmar Tuchtenhagen (reeleito)

2º Tesoureiro: Egon Bonow Rutz (eleito). 

 O encontro foi encerrado com um momento de celebração, conduzido pela Pa. Sinodal Roili Borchardt, e com a instalação da nova diretoria do Conselho Sinodal. Como Sínodo somos gratos e gratas e Deus por cada pessoa que se sente chamada e vocacionada na caminhada junto ao Sínodo e, consequentemente, na caminhada junto a Igreja.