|

No dia 22 de novembro de 2020, Domingo da Eternidade, a Paróquia de Rio Bonito promoveu mais um encontro para famílias enlutadas que se despediram de seus entes queridos no último ano litúrgico. O encontro acontece todo ano no Domingo da Eternidade ou Domingo de Cristo Rei, que marca o fim do Ano Litúrgico. Jesus Cristo é afirmado como Rei e Senhor sobre tudo e sobre todos.

Confessamos que Cristo Jesus assumiu a morte de cruz para acolher os que creem na eternidade. No Domingo da Eternidade, todas as pessoas são chamadas a crer e confiar nas promessas de Cristo que disse: “Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que morra, viverá.” (João 11.25).

O texto do Evangelho de João 11 foi a base da reflexão do encontro, que teve três momentos: o Ministro Candidato ao Ministério Missionário Mateus Lichtblau tratou do tema da morte (versículos 1-16) como uma realidade que atinge todas as pessoas. A Diácona Vilma Linda Reinar falou sobre a promessa da ressurreição e que Jesus acompanha a cada qual em seu luto, como Jesus chorou diante da morte de Lazaro e do luto das duas irmãs, assim também nos acompanha no luto (versículos 17-37). Por fim, o Pastor Cristiano Ritzmann trouxe a perspectiva da ressurreição de Lazaro como uma promessa de Deus que age mesmo quando diante de nossos olhos parece impossível (versículos 38-44).

Todas as pessoas usaram máscaras o tempo todo. As famílias sentaram juntas, mas mantiveram o distanciamento necessário das demais. Participaram do encontro 94 pessoas, pais, mães, irmãos, irmãs, cônjuges. Algumas dessas pessoas não conseguiram se despedir de modo adequado por conta da pandemia. Tivemos momentos de comoção por parte de alguns enlutados. Mas, acima de tudo, cada qual pode sair com a fé e a esperança renovada nas promessas de Jesus Cristo, promessas da ressurreição e da vida eterna.