No Sínodo Rio Paraná, o tempo de Carnaval é um tempo aguardado com muita ansiedade, pois há 37 anos acontece o ARJ (Acampamento Repartir Juntos e Juntas). No entanto, neste ano isso não foi possível por causa da pandemia. Não foi possível acampar, abraçar, aglomerar! Mas o protagonismo jovem buscou uma alternativa para se conectar, refletir e mutuamente se fortalecer.
Assim entre os dias 12 a 16 de fevereiro aconteceu o ARJ online com o tema: Você tem medo de que? E o lema bíblico: Neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham ânimo. Eu venci o mundo! João 16.33.
Pessoas jovens se conectaram e refletiram sobre seus medos, sobre sua fé e sobre a realidade em que vivemos. O tema foi abordado pela psicóloga Marcia Saar e também muitos momentos de interação e diálogo. Foi uma experiência única e acalentadora neste tempo de incertezas e isolamento. As meditações realizadas pelos grupos, e postadas no Instagram, no início e no final do dia nos lembraram que somos parte de algo maior, somos um corpo, unidos e unidas pela fé.
Que o medo de chorar
não lhe impeça de sorrir.
Que o medo de não chegar
não lhe impeça de seguir.
Que o medo de falhar
não lhe faça desistir.
Que o medo de cair
não lhe impeça de voar.
Que o medo das feridas
não lhe impeça de curar.
E que o medo do toque
não lhe impeça de abraçar.
Que o medo dos tropeços
não lhe impeça de correr.
Que o medo de errar
não lhe impeça de aprender.
E que o medo da vida
não lhe impeça de viver. (Bráulio Bessa)