No dia 09 de março aconteceu a Conferência Ministerial no Sínodo Sul-Rio-Grandense. Com o aumento de casos e diante do agravamento da covid o encontro aconteceu de forma virtual.
Na parte da manhã a Pastora Sinodal Roili Borchardt saudou as pessoas presentes lembrando, de forma especial, das ministras que chegaram e iniciaram suas atividades nos últimos meses em Campo de Atividade Ministeriais junto a Paróquias do Sínodo: Candidata Taciana Höring Camillo (Paróquia Da Paz – ainda está pendente a realização da sua ordenação); Diaconisa Lovani Lilge (Paróquia de Pedro Osório) e Pa. Fabiane S. Weiss (Paróquia Ascensão de Canguçu). Lembrou do versículo bíblico do profeta Miqueias 7.8: Estamos na escuridão, mas o Senhor será a nossa luz e da palavra do Evangelho de Lucas 19.1-10, onde destacou a ação e postura de Jesus frente aos murmúrios das pessoas que estavam a sua volta.
Em seguida, o P. Dr. Paulo Afonso Butzke assessorou o encontro falando do tema (Viver o Batismo: Dons a serviço) e lema (Eis que faço novas todas as coisas – Ap. 21.5) da IECLB. Enfatizou três pontos: 1º Batismo: Deus no vocaciona; 2º Dons: Deus nos presenteia; 3º Serviço: Deus nos compromete. Ainda lembrou que se a Igreja se ocupar só com ela mesma e seus bens ela vai estagnar. Mas se a Igreja se ocupar com a missão ela vai ser uma igreja relevante e missionária. Na parte da tarde foram abordados assuntos relacionados aos ministros/as e ao Sínodo.