|


Desde os tempos mais antigos, Deus está no meio de nós. Passando pela cruz e até o momento presente, Deus tem guiado nossos passos e as obras de nossas mãos.
Bendito seja nosso Deus!
Jesus Cristo, o motivo da nossa fé, é o próprio Deus que se manifesta na cruz e no poder do Espírito Santo.
Neste dia tão importante, nos reunimos como povo convocado por Deus para celebrar e afirmar a vida verdadeira.
Não se esqueçam: Não estamos sós!

Alocução sobre a morte na cruz
A cruz é sinal do cristianismo ainda hoje. Nenhum outro símbolo conseguiu tomar o seu lugar. A cruz, hoje em dia, tão domesticada, chegando algumas delas a ter uma beleza sem igual. A cruz tão tranquila para nós que podemos ter ela pendurada em qualquer lugar. A cruz, que hoje no âmbito protestante, não carrega Cristo em sofrimento. A cruz que, está aqui, como sinal asséptico daquilo que Deus em Jesus Cristo fez.
Olhando de fora, a cruz foi provavelmente o símbolo mais inadequado escolhido pelas primeiras pessoas cristãs. Expertos em comunicação e criação de marcas advertiriam para não escolher a cruz, com certeza a teriam rejeitado como sinal do cristianismo. A cruz era um instrumento de castigo e execução que se utilizava para reprimir a resistência política. A cruz era um símbolo praticamente indecente e escandaloso para as pessoas. Mesmo assim, as primeiras pessoas cristãs escolheram a cruz porque captava de maneira precisa a dura realidade. Para elas, a cruz representava as suas experiências diárias de violência e dor, opressão e injustiça.
A cruz se converteu num símbolo daquilo que Deus fez pela humanidade, pois na cruz é onde o pecado humano é vencido pelo amor divino. A cruz revela como Deus quer que o mundo seja: um lugar de justiça, paz e reconciliação. Um lugar de vida em abundância. Na cruz, a palavra mais íntima de Deus é revelada e estabelecida como palavra persistente que impregna tudo o que existe neste mundo. Com a palavra “Cristo” dita em silêncio, Deus cala todas as palavras e ações barulhentas do ódio e da violência.
Observando com os olhos da fé, a cruz é o lugar onde acontece a transformação mais profunda e significativa, é um símbolo que nas situações mais desesperadoras nutre a esperança, afirma a vida em meio a morte, insiste em paz enquanto existem sinais de guerra, pinta a justiça de Deus com cores tão brilhantes que contrastam com os tons sombrios da injustiça humana.
Como igreja evangélica de confissão luterana estamos profundamente conectados com a nuvem de testemunhas que nos precederam, pertencemos a uma comunidade que transcende o tempo e o espaço, que partilha esse novo âmbito de transformação, que tem a cruz como símbolo mais profundo. Uma transformação escandalosa aos olhos do mundo por ser generosamente amorosa e que se relaciona compassivamente com o próximo. E essa transformação está sempre profundamente enraizada numa só palavra: “Cristo”. Cristo que morreu para que o mundo encontrasse vida, vida plena e eterna. Assim, sempre que olhar para uma cruz, seja hoje neste culto que lembramos especificamente a morte de Cristo nela, ou a cada dia em que se depare diante de uma cruz lembre-se de uma só palavra e do seu poder: “Cristo”.
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.