|

No sábado, 24 de abril, aconteceu o “6º Encontro de Instrumentistas e Grupos de Louvor do Núcleo Jaraguá do Sul-Sínodo Norte Catarinense”. O Encontro foi organizado em parceria pela Coordenação de Música do Núcleo Jaraguá do Sul e Coordenação Sinodal de Música. Contou com a participação de regentes, musicistas, cantores e pessoas ligadas à música comunitária.

Participaram 53 pessoas das cidades de Joinville, Massaranduba, Blumenau, Schroeder, Jaraguá, Canoinhas, Itajaí, São Bento do Sul, Porto União, Corupá, Marcílio Dias, Rio Negro, Mafra, Guaramirim, Rio das Antas, São Paulo/SP, Marcelino Ramos/RS e, inclusive de Leipzig – Alemanha. O Encontro aconteceu através de uma plataforma on-line.

O grupo foi saudado e acolhido pelo Pastor Sinodal Claudir Burmann e pela Secretária da Coordenação de Música do Núcleo Jaraguá, Musicista Michele Guckert. Logo após, o Encontro foi conduzido pela Mestra e Educadora Musical Daniela Weingärtner, sob o tema “Música comunitária: diversidade, louvor e chamado”.

Em sua fala, Daniela chamou a atenção para o fato de que “cada grupo é único e possui formações musicais únicas, trazendo à tona interpretações musicais bem específicas e, é claro, diversas”. As pessoas participantes viram algumas imagens e vídeos e foram desafiadas a conversar sobre a DIVERSIDADE presente nos grupos musicais comunitários.

Sobre o LOUVOR, a Professora destacou a importância de ele ser inclusivo, ser expressão de fé e ser um convite para a comunidade inteira cantar. “A partir da fé e do nosso Batismo, somos CHAMADOS a servir e a colocar em prática nossos dons”, afirmou. Nesse sentido, foi ensaiada a canção “Somos chamados” composição e arranjo inéditos, de sua autoria, baseada no tema do ano, que resultará num vídeo mosaico. Cada qual, com sua voz ou instrumento, propagando o amor de Deus!

Representando a Coordenação Sinodal de Música, a Musicista Cladis Erzinger Steuernagel fez um agradecimento aos participantes e à Professora. O Pastor Vice-Sinodal Cristiano Ritzmann, Orientador Teológico do Conselho Sinodal de Música, proferiu a meditação final, seguida de oração e bênção.

Foi uma tarde muito agradável e uma oportunidade de aprendizado através de conteúdos, da troca de experiências e da reflexão, conforme manifestação das pessoas participantes.