|

Dentre os inúmeros assuntos abordados em nossa 24ª Assembleia, em 29 de maio de 2021, esteve a apresentação da “Atualização da Identidade Visual do Sínodo”. O foco foi a construção de um logo que representasse mais do que o mapa geográfico do Estado de Santa Catarina com destaque do Norte Catarinense e Contestado.

Ponto-chave foi que houvesse melhor identificação com o que move Igreja e Sínodo: Jesus Cristo, sua crucificação e ressurreição. Ao mesmo tempo, permaneceu a proposta de manter o mapa do Estado com destaque às regiões integrantes do Sínodo. Nesse sentido, houve um trabalho de reestilização e caracterização do logo.

Junto a esses encaminhamentos, houve um levantamento acerca da origem do logo existente. Em nenhum relatório, foi encontrada uma descrição a respeito. Foi feito contato com algumas pessoas que estiveram à frente das atividades nos anos iniciais do Sínodo, bem como com quem atuou na área da comunicação sinodal. Ninguém soube dizer a origem exata do logo antigo. A conclusão foi: quando foram criados os dezoito sínodos, precisou ser feita a delimitação geográfica de cada qual; no caso do Sínodo Norte Catarinense, ficou o mapa como logo.

O novo logo do Sínodo foi desenhado com círculos que estão em proporção áurea sobre o logo antigo. Os traços mantiveram e reestilizaram a geolocalização. Foi projetado um símbolo, a cruz, que descreve a razão de ser da Igreja e do Sínodo. A cruz fica posicionada exatamente onde começa o território do Sínodo, ou seja, no Núcleo Contestado. São utilizados três tons de verde, o que faz alusão à Trindade (cor litúrgica); a 24ª Assembleia Sinodal, em que o novo logo foi apresentada, aconteceu no final de semana da Trindade.

Dentre a representação de cores, verde é uma cor que representa vida e proporciona a sensação de harmonia e crescimento. Em termos litúrgicos, a cor verde é relacionada com o tema da esperança. As formas arredondadas do logo expressam acolhimento, amizade e união. Igualmente as fontes presentes no logo, “Sínodo Norte Catarinense”, pretendem expressar leveza.