Jesus Cristo chama, capacita e envia com o propósito de anunciar o Evangelho (Lc 9.2). A resposta a este chamado acontece na vida diária, nos relacionamentos, no exercício do sacerdócio geral de todas as pessoas que creem.
Os membros de Barra de São Francisco pertenciam a Paróquia da Peneira, sendo assistidos mensalmente pelo pastor. A dona Nilza Dummer Thôm e outras lideranças engajaram-se na missão de manter vivo Evangelho de Jesus Cristo. A distância e a dificuldade da época não foram motivo de desânimo.
Dona Nilza compartilhou que quando jovem, seu sonho era ser pastora. Mas infelizmente, nos tempos de sua mocidade, as coisas eram diferentes. Estudava-se até aprender a ler e escrever e depois ajudavam seus pais em casa. Principalmente para a moça, não era permitido estudar.
Dona Nilza continuou a sonhar e colocar seus dons a serviço do Reino de Deus e da Comunidade. Sempre muito ativa na comunidade, liderando o grupo da OASE, passou a orientar na educação cristã os confirmandos e as confirmandas, realizando os encontros em sua casa.; pois era bastante longe até a Comunidade Espera que Vem. E do grupo de Ensino Confirmatório, iniciou na cidade também um grupo de OASE e deste grupo, nasceu o grupo de Estudo Bíblico. Encontros semanais enchiam e alegravam a casa da família de dona Nilza.
Com a chegada do primeiro pastor residente em Barra de São Francisco e o sonho de tornar-se Paróquia, comunidades começaram a surgir. E as lideranças animadas e fortalecidas pelo Evangelho não mediram esforços para concretizar o sonho.
E por ocasião da inauguração da Comunidade da Fé em Barra de São Francisco, dona Nilza foi instalada como pregadora leiga.
Dona Nilza hoje com 81 anos de idade, ainda celebra com muita alegria, gratidão e sabedoria cultos quinzenalmente na Comunidade, sendo também orientadora do Ensino e Confirmatório e pelo Presbitério é a atual vice-presidente da Comunidade.
Como se diz, fazer o bem, gera o bem! Dar o exemplo, motiva ao exemplo!
A exemplo de dona Nilza, a jovem Lavínia Thôm Ribeiro de 15 anos de idade, já segue os passos de sua bisavó. Sonha em ser pastora um dia. Ela toca violão nos cultos comunitários e é orientadora do Culto Infantil.
Você que está lendo este artigo lembre-se: você é especial para Deus e por ocasião do Batismo você foi capacitado e capacitada com dons e talentos. Então como se diz: dar o exemplo, motiva ao exemplo! Seja você também a semente do Evangelho de Jesus Cristo em tua Comunidade.
A Comunidade da Fé de Barra de São Francisco, agradece imensamente a vocês: dona Nilza e jovem Lavínia, por tê-las conosco, contribuindo com nossa comunidade, espalhando amor, alegria e bons exemplos de fé, de esperança, de alegria e de compromisso com o Evangelho de Jesus Cristo!
Fraternalmente em Cristo,
Pa Ariádner J. P. Berger