Em 13 de julho de 1921, nascia em Massaranduba/SC, Otto Eduardo Kuhr. O avô, P. Otto Kuhr, foi o primeiro Pastor enviado em 1897 ao Brasil pela Associação Gotteskasten da Baviera, Alemanha, servindo na Comunidade da Estrada da Ilha – Joinville. Ali, em 1905, foi fundado o Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros Estados da América do Sul.
Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, Otto Eduardo Kuhr fora convocado a servir no front na Itália, junto com inúmeros outros pracinhas da FEB – Força Expedicionária Brasileira. Após o término do conflito, retornou ao Brasil e seguiu sua vida privada.
Em 6 de março de 1997, juntamente com Ernesto Erwino Zwetsch, Rubens Gutmann, Roberto P. Heinrich, P. Remy Hofstaetter, Romeu Kumlehn, Harry Hubner, Otto Eduardo Kuhr criava na Paróquia da Paz, em Joinville, um grupo da Legião Evangélica.
Passados exatos 100 anos de seu nascimento, participantes da atualmente denominada Lelut – Legião Evangélica Luterana – Núcleo da Paz, foram ao Residencial Bethesda prestar homenagem ao seu membro fundador e atual Presidente de Honra, no dia do seu aniversário. Apesar do distanciamento social exigido, foi um momento de muita alegria e confraternização junto com o aniversariante, ficando o abraço simbólico.
Obrigado Legionário Otto, pelos ensinamentos que deixou para o Núcleo, durante o tempo em que esteve ativo conosco.