|

Imagine você ter um amigo que vai completar 60 anos. Você resolve fazer uma festinha surpresa. Chama e reúne outras amigas e amigos para planejar tudo. Quando você se dá conta 29 pessoas de diversos estados do Brasil já estão com você pensando e planejando tudo. A “festinha” de aniversário se transforma em uma semana de atividades onde você consegue demonstrar àquele amigo o seu valor, a sua importância, mas também ajudá-lo a enfrentar as ameaças da vida. Assim foi o que aconteceu com o Galo Verde em relação aos 60 anos do Parque Nacional de São Joaquim.

Em novembro de 2020 a Equipe do Programa Ambiental Galo Verde do Sínodo Vale do Itajaí da IECLB se ocupou com as ameaças de redução do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina. Na verdade um Projeto de Lei tramita no senado propondo retirar do Parque 20% de sua área. O que incluiria em especial, excluir um Cânion da área do Parque. Após a criação de um minucioso plano de ação em favor do Parque, em 22 de março de 2021, aconteceu uma reflexão sobre o Dia Mundial da Água e a importância do Parque, com sua nascentes: uma verdadeira caixa d’água natural. Neste evento, chamado de “Diálogos Sempre Verdes”, decidimos chamar outras entidades e ambientalistas para formar a REDE AMIGAS E AMIGOS DO PARQUE SÃO JOAQUIM. Foram cinco reuniões chamando, reunindo e planejando juntas e juntos como poderia se realizar esta FESTA DE ANIVERSÁRIO. Ao todo foram 14 entidades e 29 pessoas que se uniram à tarefa. O resultado do planejamento foi 6 dias de muita reflexão, diálogos, entrevistas, lives, mobilização, logo comemorativa e muita “mídia” e visibilidade para o aniversariante.

 A abertura se deu no dia 18 de junho com o lançamento da logo dos 60 anos; da publicação no Youtube do vídeo comemorativo e um site, colocado no ar com toda a programação. A mobilização para a divulgação coube a todas as entidades que integravam a REDE naquele momento:

A REDE estava criada e organizada assim: um Grupo de whatsapp de articulação geral; um Comitê Coordenador e diversos GTs (Grupos Tarefas) para execução das atividades planejadas. De forma que de 5 a 9 de julho, se seguiu uma semana de eventos virtuais temáticos:

5 de julho:
8h – Entrevista – Plano de Uso Público: visitação como aliada da conservação
14h – Live – A importância das pesquisas e as novas descobertas da ciência na área do Parque Nacional de São Joaquim
19h – Livre – Plano de Uso Público: Prioridades e Desafios no Parque Nacional de São Joaquim

6 de julho:
8h = Entrevista – A importância das pesquisas científicas para o Parque Nacional de São Joaquim
19h – Live – Parque Nacional de São Joaquim – 60 anos: importância, ameaças e desafios.

7 de julho
8h – Entrevista – Riquezas naturais e a pressão para redução do PARNA São Joaquim
19h – Live – Criação e Gestão de UCs: um olhar sob o Parque Nacional de São Joaquim

8 de julho
8h – Entrevista – Mistérios e Lenadas de Urubici – Santa Catarina
17h – Live – Parque Nacional de São Joaquim: um espaço de Produção de Natureza
19h = Live – Educação Ambiental: uma aliada na consolidação do Parque Nacional de São Joaquim

9 de julho
8h – Entrevista – Turismo de natureza, aventura e contemplação na Serra Catarinense
11h – Livre – Cânion do Funil: um ícone do Parque Nacional de São Joaquim
19h – Entrevista – Parque Nacional de São Joaquim: um destino favorito para o ecoturismo

Além dessa programação virtual houve entrega de 300 mudas nativas, doadas pela, APREMAVI, dividida em 5 kits de 60. As mudas foram distribuídas para a prefeituras dos 5 municípios abrangidos pelo Parque (Bom Jardim da Serra, Grão-Pará, Lauro Müller, Orleans e Urubici – SC).

De forma semelhante o Cânion do Funil, ícone do Parque, ganhou destaque especial. Uma atividade presencial, sem púbico (devido às restrições da Pandemia). O evento teve cobertura da TV Globo. No dia do aniversário do Parque, 6 de julho, houve escalada e highline (pessoas caminharam sobre uma fita de uma ponta do cânion a outra). No dia 18 de julho o Fantástico transmitiu matéria especial a respeito. Posteriormente o material foi ainda transmitido na Rede Catarinense da mesma emissora.

No dia 20 de julho foi realizado um Reencontro da Rede de Amigas e Amigos do Parque Nacional de São Joaquim como o propósito de fazer uma avaliação da semana comemorativa e definir os próximos passos para a REDE. Principalmente porque as ameaças ao Parque seguem presentes e carecem da atenção da Sociedade Civil Organizada.

A programação completa você pode rever em https://cutt.ly/60-anos-parna-sao-joaquim/

Evandro Jair Meurer