|

O Conselho de Formação e Diaconia, orientado pela Diác. Cátia Patrícia Berner como coordenadora e demais setores de trabalho e representantes dos departamentos sinodais, reuniu-se na noite de 06 de agosto, para um encontro que aconteceu de forma virtual. Desta reunião participaram a orientação teológica e coordenação do Culto Infantil, da Juvenude, da OASE, da Musica, do Ensino Confirmatório, da Equipe Palavra de Deus, da Diaconia, da Pastoral da Cidadania e Comunicação. Acolhida aconteceu pela Diác. Cátia que também enfatizou a presença da Pa. Sinodal Mônica, presidente do Conselho Sinodal senhor Arri koch e representante sinodal no Conselho da Igreja senhor Irton Brandt. Cátia conduziu um momento de reflexão a partir do amor que nos move para ação. Que é um desafio constante, não é lugar de repouso, mas de crescimento e trabalho. É dimensão relacional consigo mesmo, com o outro, com Deus e com o mundo. Nos faz impulcionar nas ações de cuidado, acolhimento, afeto, perdão e solidariedade. Apesar do cenário de crise e pandemia o amor deve prevalecer como ato de protesto contra todas as formas de desamor. Pois o amor é resiliente, em constante movimento, sensibilizando e tranformando a vida de muitas pessoas.

Logo após a meditação os participantes puderam relatar um pouco sobre os trabalhos realizados até agora mesmo durante a pandemia. A Diác. Cátia lembrou da importância da formação de lideranças nos diferentes espaços e fases da vida. Desta forma o Sínodo vem ao encontro das demandas, por exemplo: formação e atuação de lideranças nos respectivos cargos, segue de forma continuada, capacitação das lideranças em ambito paroquial em parceria com o Sínodo e a formação das demais demandas sob responsabilidade das paróquias. Como Sínodo temos definido algumas prioridades, buscando trabalhar temas comuns, que envolvam todos os setores de trabalho enfatizando a formação de nossas lideranças para exercer seus dons na edificação da comunidade local. Resgatar a importância do ser igreja e da fé nos diferentes aspectos da vida.

Em pauta também estava o planejamento para o próximo ano, na qual cada setor trouxe suas demandas e possibilidade de formação e seminários. De modo geral existe a preocupação em fortalecer a comunhão e trazer ferramentas de apoio e retomada das atividades locais de forma gradativa e respeitando os cuidados sanitários.

Ainda para este ano, divulgamos o seminário Comunidades Criativas, agendado para 01, 02 e 03 de de outubro de forma online. Pedindo que cada coordenação motive pessoas para se inscreverem, pois serão 3 oficinas destinadas para o trabalho com crianças, jovens e pessoas adultas com o tema Viver com Jesus. Encerramos a reunião com oração e benção coordenado pela Pa. Sinodal Mônica, a coordenação agradeceu a presença de todos, desejou bom ânimo para o trabalho e agradeceu a parceria e empenho das lideranças.