|

 

Cada um de nós faz esta pergunta. Queremos saber o objetivo da nossa existência. Vivemos somente por viver? Qual o propósito do meu existir? Para quê vivo?

E nós, que somos cristãos, buscamos na Sagrada Escritura a resposta para nossas perguntas. E a Sagrada Escritura nos dá duas respostas pra este questionamento sobre o propósito do nosso existir:

1. Jesus, em Mateus 28.19,20: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. Lutero comenta neste sentido: O cristão permanece vivo só em função de ser uma ajuda para outras pessoas. Se assim não fosse, tão logo alguém tenha sido batizado e começasse a crer, Deus poderia tirar a sua vida. Mas ele o deixa viver para que outras pessoas sejam trazidas à fé.

2. Deus diz a Abraão em Gênesis 12.2: “Sê tu uma bênção.” Este é o propósito de nossas vidas enquanto cristãos: ser uma bênção para as outras pessoas. Também neste sentido, Lutero comenta: “Deus não exige de nós nenhuma obra a não ser a fé em Cristo; com isto ele se satisfaz. Com isso, lhe damos a honra como o gracioso, misericordioso, sábio, bom, verdadeiro, etc. Depois disso, não pense em outra coisa que fazer para o próximo o que Cristo fez para ti. Volta todas as tuas obras e toda a tua vida ao próximo. Procura onde há pobres, doentes, e deficientes e ajuda-os. O exercício da tua vida seja que de ti aproveite quem precisa do teu corpo, honra e bens. Saiba que servir a Deus não é outra coisa que servir ao próximo.”

Para quê vivo?
Para trazer outras pessoas à fé. Para ajudar a quem de mim necessita.
Que possamos cumprir esta tarefa que Deus nos dá.