|

Gestos de amor foram compartilhados em uma celebração especial na Capela 12 Apóstolos, em Rodeio/SC. O culto de ação de graças pela campanha “Um gesto de amor, uma ação diaconal” aconteceu no dia 23 de outubro e reuniu lideranças sinodais das pastorais que atuam com crianças, jovens, mulheres, homens, pessoas idosas e outros programas temáticos no Sínodo Vale do Itajaí.

Nos meses de setembro e outubro, as pastorais foram desafiadas a refletirem onde era possível mobilizar comunidades e instituições para a prática diaconal. A proposta foi de anunciar o amor de Deus por meio do cuidado para com as pessoas em situação de risco, privações, sofrimento e no cuidado com a criação. “A campanha promove a vivência da fé como dádiva de Deus que nos coloca em direção à outra pessoa e ao mundo num agir amoroso, acolhedor e transformador”, explicou o pastor sinodal Guilherme Lieven.

“A proposta de sermos o Cristo para a outra pessoa em situação de sofrimento motivou as mulheres a estenderem a mão para pessoas vítimas de violência doméstica. Somos chamadas a dar testemunho pela vida em abundância. E isso, podemos fazer nos colocando ao lado, denunciando e dialogando sobre a temática”, compartilhou a presidente da OASE Sinodal, Siegrid Hoeft.

A coordenação da Juventude Evangélica Sinodal preocupou-se com a reciclagem do lixo e desafiou os grupos a arrecadarem plástico e darem a destinação correta para o material. O programa Ambiental Galo Verde propôs o plantio de uma muda de árvore em cada comunidade. A ideia foi reforçar o cuidado com a criação e denunciar o desmatamento ilegal e a degradação do meio ambiente.

A coordenadora da pastoral da Pessoa Idosa, Eliane Juenge, fez alusão ao cartaz da campanha e lembrou que a diaconia é como a flor do dente-de-leão. “A cada sopro de vento, milhares de sementes são espalhadas pelo mundo. Assim também foi com a pastoral, onde cada gesto de amor, movido pelo Espírito Santo, contagiou milhares de pessoas idosas nas comunidades ou instituições”.

Outras ações ainda completaram a campanha, como a doação de Bíblias, promovida pela Legião Evangélica Luterana e Comunhão Martim Lutero. O programa de Parcerias Ecumênicas refletiu sobre o acolhimento às pessoas estrangeiras e o Culto Infantil fez uma campanha de arrecadação de brinquedos para serem doados às instituições que trabalham com crianças carentes.

“Amar, acolher e incluir em forma de serviço humilde é a base da missão que Jesus deu à sua comunidade. Nossa vocação faz de nós os braços que levam o abraço de Deus, o coração que ama e se sensibiliza com a dor e a injustiça, as pernas que caminham e as mãos que se juntam em oração”, resumiu o coordenador da campanha, P. Me. Alan Schulz.