|


Saudação: Olá meu irmão! Olá minha irmã! Que a graça e a paz de Jesus Cristo esteja contigo. Amém!

Reflexão: Assim nos conta uma famosa fábula de Esopo: “Um dia dois viajantes deram de cara com um urso. O primeiro viajante se salvou escalando uma árvore, mas o outro sabendo que não conseguiria vencer sozinho o urso se jogou no chão e se fingiu de morto. O urso de aproximou dele e começou a cheirar a sua orelha. Convencido de que o viajante estava morto, o urso foi embora. Então, o amigo desceu da arvore e perguntou: O que que o urso estava cochichando no teu ouvido? Ao que o viajante respondeu, ora, ele só me disse para pensar duas vezes ao em vez de sair por aí viajando com gente que abandona os amigos na hora do perigo”.

Meu querido irmão, minha querida irmã, a fábula de Esopo contrasta o que nós encontramos escrito em Provérbios 17.17: “O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão”.

Tanto a fábula, quanto esse provérbio nos alertam para a importância de uma amizade fiel e perene principalmente nos momentos de tribulação e de dificuldades. É aquela velha máxima né? Ser amigo na hora da alegria é muito fácil, é muito bom, tudo é divertimento…, mas, estar ao lado de alguém nos momentos de dificuldades, nos momentos de oferecer o ombro, de carregar, de empurrar, aconselhar é diferente. Acho que é um bom crivo para a gente separar “amigos” de “colegas” e de reles “conhecidos”.

Meu querido irmão, minha querida irmã, pense com carinho sobre como você tem se portado para com as pessoas que você chama de “amigas” e dê uma olhada nos teus amigos, nas tuas amigas, para descobrir quais realmente são aqueles/as que você pode e deve confiar nos momentos de dificuldades.

Oração: Ora comigo? Querido Deus, Tu és nosso grande amigo. Ensina-nos e ajuda-nos a viver bem com nossos amigos e amigas. Que possamos reconhecer quando os nossos amigos precisam da nossa ajuda. Abre os nossos olhos e nossos corações para que possamos perceber o que realmente nossos amigos e amigas precisam. Em nome de Cristo Jesus. Amém!

Benção: Que Deus mantenha a tua cabeça fria, o coração quente, as mãos abertas e os pés sem pressa e sem preguiça. Que assim te abençoe o Deus que é Pai, Mãe, Filho e Santo Espírito. Amém!