|

No dia 10 de novembro de 2021, data que lembra o aniversário de Martin Lutero, foi ordenado ao ministério pastoral na IECLB o candidato Éder Beling. Ele recebeu a sua ordenação na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Luís, na cidade de Santa Maria de Jetibá.

Participaram do ato, o Pastor Sinodal do Sínodo Espírito Santo à Belém, Ismar Schiefelbein, o Pastor Vice-Sinodal e Pastor da Paróquia em São Sebastião/SMJ, Sidney Retz, o Pastor da comunidade local, Rogério Beling, o Pastor da Paróquia em Santa Maria de Jetibá, Valdeci Foester e pela Ministra Candidata, Raquel Wieland. Como assistentes na ordenação estiveram de forma presencial a Pastora Ivanda Keller Schreiber, da Paróquia em Barracão/SMJ e de forma online a Pastor emérita Iára Müller. A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro-Norte, através de sua diretoria, enviou saudações ao agora pastor pela sua ordenação.

Em sua pregação, o Pastor Sinodal Ismar, lembrou dos relatos bíblicos de 1 Reis 17.8-16 e Marcos 12.38-44, onde se encontra o relato da viúva pobre. Baseado nesses textos o pastor sinodal, indagou a comunidade se ainda estamos acolhendo a homens e mulheres, ministros e ministras em nossa comunidade? Sobretudo, em um momento no qual tantas pessoas se apresentam como seguidores de Jesus e interpretam e se utilizam de sua Palavra. Para ele, o importante é fazer parte de uma igreja que se fundamenta na Palavra, que zela e cuida pelos seus ministros e ministras, e que são vocacionados e chamadas, através de um longo processo de formação, para então serem admitidos ao quadro de ministros e ministras na IECLB. Baseado na história da viúva pobre, o Pastor Sinodal Ismar, ainda destacou o gesto da viúva da pobre, que deu tudo o que tinha, e não do que sobrava. Para ele, esse exemplo pode também ser usado no ministério com ordenação, pois não importante o quanto (quantidade), mas como o ministério baseado em Jesus é desempenhado no dia a dia da vida comunitária.

Como assistente na ordenação indicada pela presidência da IECLB, a Pastora Emérita Iára Müller destacou o texto bíblico do Salmo 16.11. Desejando que se siga ter o exemplo de Jesus para viver alegria plena e delícias para enfrentar todos os desafios no ministério com ordenação. Como assistente escolhida pelo Éder, a Pastora Ivanda relembrou o passado em conjunto durante a formação teológica e destacou o texto bíblico de Eclesiastes 3. Onde se fala do tempo. Pastora Ivanda destacou que agora se abre um novo tempo diante de Éder, como ministro com ordenação.

Após o ato, a comunidade reunida orou e recebeu a benção de Deus através dos ministros presentes no culto.
Um agradecimento especial ao Sínodo Espírito Santo à Belém e ao Sínodo Sudeste, e às pessoas presentes, bem como a família de Jair Schulz que se disponibilizaram para filmar o momento.

O culto celebrado pode ser acompanhado pelo YouTube (logo abaixo).

Éder Beling foi enviado pela IECLB para a Paróquia Norte/RJ, Ilha do Governador.