|

Irmão e irmã, a paz de Jesus Cristo.

O salmo 106, versículos 1 e 2 dizem: Louvai ao Senhor. Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. Quem pode contar as obras poderosas do Senhor? Quem anunciará os seus louvores?

Hoje é dia trinta e um de dezembro. Último dia do ano. Um dia no qual devemos muito agradecer a Deus por todos os cuidados recebidos ao longo deste ano. Foi um ano de pandemia, um ano no qual a maioria do povo brasileiro foi vacinado e o número de mortes por coronavírus caiu drasticamente no segundo semestre.. Também as atividades presenciais puderam ser retomadas em nossas comunidades com mais segurança. Deus nos cuidou. Louvado seja Deus por cada cuidado recebido.

Mas foi também um ano difícil. Antes da vacina muitas pessoas morreram precocemente, o desemprego e a fome aumentaram, a crise social, política e também a de fé rondam nossas vidas. Oro para que Deus não permita levarmos para dois mil e vinte e dois os mesmos problemas que enfrentamos em dois mil e vinte e um. Mais do que promessa de fim de ano, oro para que Deus nos conceda essa graça.

Para o novo ano tenho ainda uma outra notícia. Hoje encerramos um projeto chamado Orações Diárias no Sínodo Sudeste. Na medida em que as atividades presenciais retornam, naturalmente, a ênfase do testemunho precisa estar ali. Cabe a mim, então, externar a palavra de louvor e gratidão.

Agradeço aos ministros e ministras do Sínodo Sudeste que, desde março de dois mil e vinte e um elaboram mensagens e orações bíblicas, de fé e de esperança para o nosso dia. Foi um grande mutirão. Um mutirão da fé, da esperança e da vida orientado pela palavra bíblica.

Agradeço também a você que diariamente orou e meditou conosco. Você deu-nos sua mão e caminhou junto. Você orou por nós. Hoje agradecemos está sua parceria. Muito obrigado.

Nestes quase Dois anos foram elaborados cerca de 650 vídeos. Se por um lado o número de vídeos pode ser contado, é impossível mensurar os benefícios da palavra proclamada. Quem pode somar o consolo, a fé fortalecida e a esperança renovada? O divino na travessia da pandemia mostrou-se em uma experiência do cuidado recebido. Você e eu sabemos e sentimos o poder destas mensagens e orações em nossas vidas.

Em dois mil e vinte e dois a dinâmica será um pouco diferente. Nos meses de janeiro e fevereiro você receberá duas orações por semana, sempre na terça e na quinta feira. A partir do mês de março está pensado um grande mutirão nacional de orações. Onze Sínodos planejam esta atividade conjuntamente. Ore para que o projeto seja abençoado por Deus e se concretize.

Oremos: Senhor amado. Invocamos teu nome em tom de lamento pois muitas vezes nos perguntamos os porquês de uma pandemia e a morte precoce de muitas pessoas.
Ao mesmo tempo, Senhor, invocamos teu nome em gratidão por teres despertado pessoas e nos guiado ao longo de quase dois anos com orações e mensagens mantendo acesa a chama da fé, da esperança, do cuidado, da comunhão e da solidariedade. Obrigado, Senhor, por este mutirão de fé e vida e por cada ministro e ministra que dele participou. Entre nós anunciaste maravilhas.

Abençoa o novo ano, Senhor. Especialmente, que não levemos para os novos dias erros e pecados deste ano. Abençoa a continuidade deste espaço de oração e meditação na transição e o grande mutirão nacional a partir do mês de março. Por Jesus Cristo, amém.

Abençoado dia e abençoado ingresso no novo.