|

O pastor sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, Guilherme Lieven, conduziu a mensagem de abertura do ano letivo da Escola Luterana Barão do Rio Branco, em Blumenau/SC, na manhã de segunda, 31 de janeiro. A catequista Rosilene Schultz, da Pastoral Escolar, acolheu todas as pessoas presentes e conduziu os cantos. Colaboradores, professores, coordenadores e assessores do educandário participaram do evento.

“O que é maior que a nossa realidade frágil, transitória, pandêmica, sem sentido, doente, movida por informações, imagens, fantasias, opiniões, geralmente sem fundamento, sem sustentação, quando cada um é dono de si mesmo? E, com isso, nos esvaziamos da pertença de família, comunidade, povo, nação e humanidade”, questionou Lieven à plateia, quando afirmou: “O nosso maior desafio de hoje é, na vida e na escola, na comunidade e na igreja, definir fundamentos: valores que permanecem, conhecimento científico e de consenso histórico, reconhecidos e pautados por valores que salvam vidas e a criação”.

O pastor sinodal ainda enfatizou que o desafio da escola e da família é a formação: que através de métodos pedagógicos, programas extras, amor e entrega conduzem à apropriação de conteúdos, valores, de conhecimento com respaldo científico, que capacita, constrói caráter e restitui ao ser humano o sentido da vida. “Oro a Deus para abençoar a vida, a comunidade Barão, seus objetivos, fins e missão. Que estejamos comprometidos com a formação que prepara para viver a realidade, fundamentada nos valores que permanecem e participam da missão de Deus de libertar e salvar vidas”.

A diretora pedagógica da Rede Sinodal, Joni Rollof Schneider, associação em que a Escola Barão é filiada, assumiu a primeira palestra do ano. A partir do tema “A identidade luterana na prática educativa escolar”, ela dialogou sobre os valores e os legados da formação de pessoas a partir do movimento da reforma. Os presentes trabalharam em grupos e formaram uma Rosa de Lutero, com anotações a partir do diálogo com colegas.

O presidente do Instituto Luterano Barão do Rio Branco, Carlos Egerland, e o diretor-geral do educandário, Marcos da Silva, também estavam presentes.


Fotos: Comunicação e Marketing da Escola Barão