A formação é parte fundamental da nossa forma de ser Igreja. No Sínodo Rio Paraná, elas são realizadas de maneira descentralizada e acontecem nos Núcleos, para facilitar a participação e aproximar as pessoas. Os encontros também motivam e animam para a realização de trabalhos tão importantes para as Comunidades, como o Culto Infantil. Com este objetivo, 30 orientadores/as participaram do Seminário do Culto Infantil, promovido pelo Núcleo Sol de Maio.
Realizado na Paróquia de Toledo (PR), o encontro teve o tema “Contação de Histórias com criatividade amor”, conduzido pela Professora e Orientadora do Culto Infantil, Rose Michelson Reichert, de Jaraguá do Sul (SC). A assessora compartilhou de forma dinâmica diversas possibilidades, usando bonecos, sucatas, gravuras e técnicas acessíveis que facilitam a contação de histórias bíblicas às crianças. O Seminário iniciou com a ênfase no tema do ano da IEClB “Amar a Deus e as pessoas” e técnicas para apresentá-lo de forma lúdica às crianças, seguido de dinâmicas, oficinas e diálogo entre os participantes.
O seminário reuniu pessoas que se dedicam ao Departamento há muito tempo e pessoas que iniciaram recentemente, porém a experiência compartilhada foi proveitosa e bem avaliada por todo o grupo. A assessora desempenha este trabalho há muitos anos, com amor e dedicação que podem ser percebidos em todos os detalhes. A partir de sua experiência, destacou três prioridades para exercer a tarefa, são elas: oração; fé e trabalho para fazer o que Deus pede para nós.
A coordenadora do Culto Infantil no Núcleo, Pa. Rosangela Fenner Radons, participou da formação e conta que ficou motivada após o encontro: “Ela faz tudo com tanto carinho e amor que me deixou animada em participar e perceber a importância disso: de que a gente precisa sempre de novo falar e experimentar do amor de Deus”, enfatiza.
Sobre a importância dos encontros de formação, a Ministra destacou a importância das formações oferecidas, principalmente, frente aos desafios impostos pela tecnologia. “Não existe trabalho sem formação, por isso sempre é fundamental reforçar a importância da formação com os/as orientadores/as, animar, fortalecer e “cercar” de diferentes possibilidades de trabalhos com as crianças, e ainda usar de coisas práticas para tentar passar esta vontade de estar com Deus”, ressalta a Coordenadora.
Fotos: Pa. Rosangela Fenner Radons