“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22.6
Vivemos um tempo de guerras e de diferentes tipos delas. A mais evidente do momento é o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que envolve violência, armas e morte. Entrementes, não envolve apenas estes dois países, mas é fruto de uma história de conflitos e interesses. Há também, as guerras que acontecem com a violência em nossas cidades: assaltos, assassinatos, violência contra mulheres, crianças, violências que cometem pessoas que não aceitam quem é diferente. Nem sempre estas violências são agressões físicas. Há piadas das quais às vezes rimos sem nos dar conta de que carregam em si conteúdos que depreciam e machucam mulheres, pessoas negras, indígenas, pessoas que vivem diferente de outras. A internet é um dos maiores cenários destas guerras, pois ali a liberdade de uns extrapola o direito de outras. Vivemos tempos de guerra!
Certa vez Martim Lutero escreveu: “Para cada florim investido na guerra, cem deveriam ser investidos na educação”.
Imaginemos agora se para cada real investido nas guerras armadas ao redor do mundo, cem fossem para a educação? Imagine se para cada minuto perdido na internet por pessoas que divulgam o ódio, cem fossem investidos na educação? Como estaria nosso mundo?
A educação certamente tem poder transformador. Ela produz liberdade de pensamento, traz conhecimento e profissionaliza, levando também pessoas capacitadas para desempenhar suas funções onde quer que seja. Além disto, ela produz dignidade e renda quando instrumentaliza pessoas para o seu labor diário. Não é à toa que Provérbios nos convida a ensinar crianças no caminho por onde devem andar. Neste texto bíblico se fala exatamente nisso! Deve-se investir muito na educação desde quando nossas crianças são pequenas, plantando assim, as primeiras sementes de paz, honestidade, autonomia de pensamento, fé, amor, esperança, conhecimento que produz frutos. Investir na educação e é investir em um futuro melhor para uma sociedade! Investir na educação é bíblico: “Ensina a criança no caminho em que deve andar…”
Oração:
Deus de amor!
Em tempos de guerra, motiva-nos a ensinar a paz.
Em tempos de ódio, dá-nos força para ensinar o amor.
Em dias de angústia, anima-nos a ensinar a mansidão.
Em tempos de medo, permite-nos ensinar a coragem.
Em tempos de mentiras, fortalece-nos para ensinar a verdade.
E acima de tudo, que tua paz, teu amor, tua mansidão, tua coragem e tua verdade sejam o que diariamente aprendamos, para que assim as possamos ensinar.
Em nome de Jesus Cristo. Amém!
Diácono Me. Dionata Rodrigues de Oliveira
Coordenação de Diaconia – Sínodo Nordeste Gaúcho