|

 

EDITAL DE PROJETOS I/2022
Desenvolvimento da capacidade humana e institucional
Projetos de Estudo

Informações gerais:

Objetivo: apoiar a projetos de estudos que visam o desenvolvimento de capacidades humanas e institucionais com o objetivo de contribuir para a reflexão e ação missionária da IECLB.
Quem pode acessar recursos a partir de projetos: pessoas que colaboram com a missão da IECLB seja no âmbito eclesial ou, em organizações confessionalmente identificadas.
Período de encaminhamento de projeto: 14/03/2022 a 16/05/2022.
Período de execução do projeto: até quatro anos, a partir da aprovação do projeto.
Como encaminhar o seu projeto: o projeto deverá ser cadastrado a partir do Aplicativo de Gestão de Projetos da IECLB. http://www.aplicativosieclb.org.br/projetos/login.php.
Valor de apoio: o valor máximo apoiado poderá ser de até 90% do valor total do projeto.
Comunicação do resultado da análise: a partir de 10/08/2022
Repasse do recurso financeiro aprovado: mediante prestação de contas e disponibilidade dos recursos.

Objetivo:

O apoio a projetos tem por base a Missão da IECLB, que é Propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família e na comunidade e promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo, e está igualmente ancorado na Visão da IECLB, que é Ser reconhecida como igreja de comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à criação.

Objetivos específicos:

Apoiar projetos de estudos que visam o desenvolvimento de capacidades humanas e institucionais que contribuam com a reflexão e desenvolvimento da ação missionária da IECLB tendo como referencial as metas missionárias 2019 – 2024, aprovadas no XXXI Concílio da Igreja, realizado em 2018, na cidade de Curitiba/PR. A saber:

 META 1 – Uma Igreja que valoriza o sacerdócio geral, capacita as pessoas e aprofunda a fé para seu testemunho na Igreja e no mundo.
o ÁREAS DE PRIORIDADE PARA AÇÃO: Educação Cristã Contínua; Formação Ministerial Sacerdócio geral de todas as pessoas crentes.

 META 2 – Uma Igreja aberta que proclama o Evangelho contextualizado em favor de todas as pessoas e da Criação de Deus.
o ÁREAS DE PRIORIDADE PARA AÇÃO: Culto e comunicação, Renovação e fortalecimento da evangelização, Novas áreas de missão.

 META 3 – Uma Igreja atraente e acolhedora, que reflete e inclui a diversidade em suas Comunidades.
o ÁREAS DE PRIORIDADE PARA AÇÃO: Fortalecimento do testemunho Valorização da diversidade.

 META 4 – Uma Igreja comprometida com a justiça, a paz e a reconciliação que promove vida digna.
o ÁREAS DE PRIORIDADE PARA AÇÃO: Defesa e ação na justiça econômica, racial e socioambiental Justiça de gênero; Protagonismo da pessoa jovem; Diálogos e relações ecumênicas.

 META 5 – Uma Igreja sinodal bem conduzida, democrática, transparente, conectada e sustentável.
o ÁREAS DE PRIORIDADE PARA AÇÃO: Estrutura e Governança; Recursos para a missão; Comunicação.

Veja os objetivos específicos de cada meta aqui: Metas Missionárias 2019 -2024

Para quais níveis de estudos posso me candidatar?

Graduação nos Estados Unidos (especificamente para mulheres entre 17 a 25 anos de idade).

Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização

Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Acadêmico

Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional

Pós-Graduação Stricto Sensu – Doutorado (no Brasil ou no Exterior)

Pós-Graduação Stricto Sensu – Pós-Doutorado (no Brasil ou no Exterior)

Intercâmbio de Estudos (especificamente para pessoas estudantes de teologia dos centros conveniados com a IECLB e por eles selecionados)
Estudo de curta duração (no Brasil e no exterior)

São requisitos para seleção e análise:

Parecer favorável do(a) Pastor(a) Sinodal local do(a) candidato(a) ou parecer favorável da pessoa responsável pela instituição no caso de funcionário(a) de instituição vinculada confessionalmente à IECLB.

Parecer favorável de Professor(a) Especialista na área de conhecimento escolhida como tema de estudo do(a) candidato(a).

Respeitar o limite de idade para cada nível de formação: graduação até 35 anos, mestrado até 40 anos, doutorado até 45 anos, Pós-doutorado/Pesquisa até 50 anos de idade. Este requisito poderá ser flexibilizado no caso de projetos apresentados por mulheres.
Projetos elaborados e enviados a partir do Aplicativo de Gestão de Projetos.

No caso de projetos de intercâmbio: os projetos deverão inicialmente ter passado pela seleção da instituição de ensino.

No caso de projetos encaminhados por Ministros e Ministras: Ministros e Ministras candidatos à bolsa de estudos necessitam estar com sua situação regular junto a IECLB, como por exemplo: situação funcional, fundos, etc.

No caso de projetos encaminhados por pessoas que em algum momento acessaram fundos de financiamento para formação teológica junto a IECLB necessitam estar com sua situação regular.

No caso de projetos encaminhados por Ministros e Ministras atuando em Campo de Atividade Ministerial: independente do nível e/ou local de estudo pretendido, deverão apresentar cópia de ata da Assembleia Paroquial onde está registrada a intenção do estudo com anuência da Paróquia/Comunidade.

No caso de Projetos de estudos de mulheres, entre 17 a 25 anos de idade, para graduação no exterior, é necessário apresentar exame de proficiência em língua inglesa (IELTS ou TOEFL) válido.

No caso de projetos de estudos a nível de doutorado na Alemanha: apresentar proficiência em alemão; carta de Universidade aceitando seu projeto de estudo e carta de Professor(a) interessado em acompanhar o estudo.

Encaminhamento dos documentos solicitados:

 Cópia do Certificado de conclusão do ensino médio
 Cópia do Certificado de conclusão de cursos recentes, como: graduação, especialização, etc.
 Orçamento da Instituição de Ensino na qual pretende realizar os estudos.
 Pareceres listados no item “São requisitos para seleção e análise”.
 Carta indicando como, a partir da formação pretendida, você poderá contribuir para a missão da Igreja.

Participação em entrevista a ser realizada em dia e horário acordados. Nesta oportunidade, a pessoa candidata necessitará apresentar seu projeto de estudos destacando sua motivação e sua aplicabilidade.

O que acontece com o projeto depois que é enviado?

A equipe do Núcleo de Projetos examinará o projeto em conjunto com a Secretaria de Formação e demais Secretarias, e, se preciso, solicitará novas informações ou esclarecimentos sobre a proposta. O conjunto de projetos será encaminhado e analisado por órgãos competentes conforme documentos normativos.

Como saber se o projeto foi aprovado?

A comunicação do resultado da análise e seleção dos projetos será enviada para o endereço eletrônico da pessoa proponente, com cópia ao respectivo Sínodo, a partir de 10/08/2020.

Proveniência dos Recursos:

Para apoiar os projetos de estudos que visam desenvolvimento humano e institucional a IECLB busca recursos de igrejas e organizações parceiras, entre elas: Federação Luterana Mundial – FLM, Missão UmMundo – MEW, Igreja Evangélica Luterana na América – ELCA e Igreja Evangélica Luterana da Alemanha.

Observações finais:

O encaminhamento de projeto, mesmo que atenda a todos os requisitos solicitados, não garante a sua aprovação, pois depende da disponibilização de recursos pelas agências.

Processos de seleção e efetivação da matrícula deverão ser realizados somente após a divulgação oficial do resultado de análise da instituição parceira.

Não serão ressarcidas as despesas anteriores à data do resultado de análise da instituição parceira.

Não serão avaliados projetos de estudos de pessoas em formação para o exercício do Ministério com Ordenação.

Ministros e Ministras podem apresentar projetos para serem desenvolvidos após encerrarem o período probatório.

Permanecem dúvidas?

Escreva para secretariageral@ieclb.org.br

Porto Alegre, 15 de março de 2022.

P. Marcos Bechert
Secretário-Geral


Veja também:

EDITAL DE PROJETOS II/2022 – Fortalecimento da Ação Missionária

EDITAL DE PROJETOS III/2022 – Fortalecimento da Ação Comunitária