A noite de 30 de março marcou o início de uma série de comemorações que ocorrerão ao longo deste ano, celebrando o jubileu dos 40 anos de Ordenação de mulheres na IECLB. A partir das 19h30, no canal da IECLB no Youtube, aconteceu a transmissão da live “Mulheres no Ministério: 40 anos de Ordenação na IECLB”. A celebração on-line iniciou com a saudação e apresentação da Pastora Ma. Ruth Musskopf, Secretária do Ministério com Ordenação da IECLB. A Pa. Ruth trouxe o nome da Pastora Edna Moga Ramminger, a primeira mulher a ser ordenada ministra da IECLB, em novembro de 1982. A possibilidade da ordenação da Pa. Edna em nossa igreja abriu as portas para que muitas outras mulheres com vocação para o ministério ordenado e pudessem atender ao chamado de Deus.
Após a oração inicial, a Pa. Ruth convidou a Pastora Dra. Marcia Blasi, que atua como Executiva do Programa de justiça de gênero e empoderamento de mulheres na Federação Luterana Mundial (FLM), a levar uma palavra de saudação. A live, que seguiu em formato de entrevista sob a moderação da Pa. Marcia, contou com a participação da Pastora Silvia Beatrice Genz, Pastora Presidente da IECLB, e da Reverenda Karen Castillo, Presidente da Igreja Luterana Agostina de Guatemala, que compartilharam suas trajetórias como ministras, falaram dos desafios enfrentados e percebidos ao longo da jornada, e levaram suas perspectivas e esperanças em relação à atuação das mulheres na Igreja.
Durante a live, foi apresentado um vídeo-documentário, mostrando como as mulheres eram vistas e como passaram a ganhar espaço e destaque ao longo dos quase 200 anos da presença luterana no Brasil – marco que se celebra em 2024. O vídeo trouxe testemunhos de mulheres que atuam nos quatro ministérios ordenados – pastoral, missionário, catequético e diaconal – e destacou que a igreja liderada por mulheres é sinônimo de fé, coragem e força.
Em seguida, transmitida uma saudação especial gravada da Reverenda Anne Burghardt, Secretária Geral da Federação Luterana Mundial, que colocou que 90% das igrejas cristãs no mundo ordenam mulheres e as têm como suas bispas ou presidentes. Ela enfatizou ainda que as igrejas não deveriam criar obstáculos para o uso dos dons dados por Deus e à concretização do Seu chamado, mas deveriam auxiliar a fomentá-los. Para luteranos e luteranas, a autoridade do Ministério com ordenação sempre vem de Deus.
A Pa. Silvia e a Reverenda Karen encaminharam a transmissão ao seu encerramento, com desejos de que a igreja possa compartilhar um evangelho de justiça, paz, sororidade e equidade de gênero.
Assista a live aqui.