|


“Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição.” (Salmo 46.1).

Inspirado no salmo 46, o Pastor Doutor em Teologia Mauro Batista de Souza palestrou e refletiu com as lideranças do Sínodo Uruguai, no dia 23 de abril, na Assembleia Sinodal, sobre “Edificação de Comunidades, voltado a Formação de Lideranças”.

O palestrante destacou a necessidade e importância das pessoas terem um refúgio onde possam encontrar-se consigo mesmas; possam refletir sobre passado, presente e futuro; o que já foi realizado, o que está sendo feito e as expectativas para o futuro. Este lugar pode ser o nosso quarto, a horta, a chácara, um parque, o templo ou outros lugares. Um espaço onde possamos nos encontrar e sermos encontrados por aquele que diz: “No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo”. (Jo. 16.33b). Também disse quando ressuscitou: “E lembrem-se disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mt. 28.20.b).

Na missão de edificação de comunidades, que é um desafio permanente da igreja de Jesus Cristo, ele apresentou quatro pontos fundamentais:

A formação BÍBLICA, CONFESSIONAL, DIACONAL E MISSIONÁRIA.

É na Palavra de Deus que somos despertados para a fé, consolados, orientados e desafiados a viver em comunhão.

P. Mauro acrescentou, ainda, a relevância da clareza confessional. Somos batizados e caminhamos na convicção da salvação de Deus em Jesus Cristo por meio da fé, a graça revelada nas Sagradas Escrituras.

Diaconia: Fé ativa no amor. Aprendemos com o apóstolo Tiago: “Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ações está morta”. (Tiago 2.26). Lembrando, também, que essa temática está em sintonia com o convite da Igreja IECLB neste ano de 2022, no tema e lema do ano que diz: AMAR A DEUS E AS PESSOAS. “Não amemos de palavra, nem da boca para fora, mas de fato e de verdade” (1 João. 3.18). Portanto, aí está o desafio de superar o individualismo para viver o amor que serve e acolhe, fé que é testemunho na solidariedade com os sofredores.

Por fim, não menos importante, Souza destacou a importância da missão da igreja. Igreja que não faz missão é alvo da missão de outras propostas de igrejas. Portanto, todas as lideranças tiveram a oportunidade de perceber a tarefa que está diante de nós, que é a EDIFICAÇÃO DE COMUNIDADES — um trabalho permanente que perpassa pela formação bíblica (Palavra de Deus), confessional (os pilares da Reforma), diaconal, (serviço ao próximo) e missão (anunciar as maravilhas de Deus e testemunhar o seu amor).

Encerro pedindo que o Espírito Santo nos inspire para que com sabedoria, paciência, criatividade e amor possamos ser instrumentos da ação de Deus na edificação de Comunidades. Boa semana a todos. Amém.
 

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.