|

Nos reunimos como irmãos e irmãs de diferentes confissões, que expressam em comum a fé em Jesus Cristo. Ao longo desta Semana oramos, celebramos e estudamos a bíblia com os recursos preparados pelo Conselho de Igrejas do Oriente Médio e adaptados no Brasil pelo CONIC Agreste pernambucano. Nossos irmãos e irmãs do Oriente Médio nos motivaram a celebrar a esperança, inspirados e inspiradas pela experiência dos magos que foram guiados pela estrela do Oriente até a Manjedoura de Belém, como está descrito no Evangelho segundo Mateus 2,2: “Vimos o seu astro no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem.”

Ao orarmos, nós e nossas comunidades somos guiados pela fé que ilumina o caminho para a unidade, desejada por Jesus: “Que sejam um para que o mundo creia” (Jo 17.21).

As fotos mostram como as quatro celebrações marcaram a vivência comunitária ecumênica durante a semana. Momentos únicos de unidade na diversidade! Após cada celebração tivemos o “ágape” que revela a alegria de compartilhar a refeição feita com acolhimento e amorosidade!
Terça-feira: Comunidade Luterana de Recreio.
Quarta-feira: Comunidade Luterana de Santa Maria.
Quinta-feira: Paroquia Católica Rainha da Paz.
Sexta-feira: Comunidade Católica Nossa Senhora de Fátima – Vila Jetibá.
A oração da Semana de Oração pela unidade das pessoas cristãs nos compromete a seguir o movimento de Jesus, nosso irmão Salvador que ensina a vivermos em comunhão, justiça e paz! Assim oramos em conjunto:

“Deus, Pai misericordioso e de bondade infinita!

Dirigimo-nos a Ti, como filhos e filhas, pois… “Vimos a sua estrela e viemos prestar-lhe homenagem” (Mt 2,2).

Guia-nos como guiaste os magos que, vendo a estrela, seguiram-na pelo caminho.

Ilumina nosso caminho com este astro que é dom, realização de tua amorosa presença para toda humanidade, mediante a nova luz que é Jesus.

Fortalece e abre nossos corações para o encontro com as diferentes culturas, tradições, religiosidades, etnias, línguas e sonhos. Queremos ser pequenas pontes de unidade e amorosidade, partilhando os tesouros que, gratuitamente, nos deste. Queremos caminhar juntos e juntas com todos os povos da Terra.

Enquanto fazemos caminho ao caminhar, ensina-nos a viver a cultura do encontro, nos despojando para experiências mais profundas da cultura da paz. Que os presentes entregues pelos magos a Jesus simbolizem para nós:

O ouro – sinal de que o rosto do irmão e da irmã é o fundamento ético para a acolhida;

O incenso – sinal de que a melhor forma de te louvar é nos comprometermos com a superação de todas as formas de violência;

A mirra – perfume valioso que nos envolve e nos desafia a sermos responsáveis pelo cuidado com a Criação.

Bom Deus! Que a Epifania ocorrida em Belém faça de nós testemunhas da unidade e da paz.

Deus, revelado em Jesus Cristo e presente pela ação transformadora do Espírito Santo, que a Tua ternura seja para toda a humanidade, do Norte e do Sul, do Leste e do Oeste, e que ela faça morada em nossos corações.

É o que te pedimos em nome de Teu Filho, Jesus Cristo, e do Espírito Santo, amém!”