|

Retiro Sinodal da Juventude Evangélica do Sínodo da Amazônia

 “Ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa
todos os que encontrardes”. (Mateus 22.9)

Este foi o lema bíblico que nos acompanhou no Retiro Sinodal da Juventude Evangélica do Sínodo da Amazônia. E como foi incrível e precioso poder se encontrar de forma presencial, depois de mais de dois anos de espera. Em comunhão 165 jovens estiveram reunidos na Comunidade Martim Lutero, Paróquia dos Migrantes-Cacoal/RO, entre os dias 15 a 17 de julho de 2022.

O tema abordado “Encruzilhada: novas atitudes”, foi conduzida pelo P. Gerson Acker (Nova Friburgo/RJ). Num primeiro momento o termo “encruzilhadas” instiga desafios, problemas ou dilemas. O estudo do tema harmonizou essas percepções, estabelecendo uma base sólida para tomar decisões em geral. Assim sendo, verbos foram ponderados durante a palestra – Pensar, Decidir, Preparar-se, Desacomodar – e terminando com o IDE de Mt 28.19-20 – a partir disso é possível fazer escolhas mais embasadas e seguras.

Temáticas como música, relacionamentos, namoro, saúde emocional, meio ambiente, paz, comunicação do evangelho através da arte e bíblia permearam as oficinas que jovens puderam realizar com o intuito de fortalecer liderança e levar novas temáticas ao rol de convivência com suas famílias, comunidades e sociedade.

Diante da caminhada como jovens vivenciamos situações de dúvidas, medos e anseios. E o Retiro Sinodal de Jovens também quer oferecer espaço de cura, desabafo e de oração. Muitos puderam receber uma palavra de oração, de anuncio da graça, de ânimo, de benção, de orientação, de abraço e envio vivenciados no “Espaço Tomé.”

O encerramento do Retiro aconteceu com Culto Eucarístico, sinalizando a missão de “Ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa”. O corpo ministerial do Sínodo conduziu a liturgia e a Pastora Sinodal Vera Lucia Engelhardt ministrou a pregação da palavra testemunhando de ações concretas e bonitas da Juventude Evangélica nestes últimos anos e ponderando e instigando para passos além. Na ocasião, foi instalada a nova coordenação do COSIJE até fevereiro de 2025.

Permanece a gratidão por dias ricos e intensos.

E terminamos com uma parte do hino “Festa da Partilha” de autoria do P. Rodolfo Gaede Neto que permeou nosso encontro: “Festa bonita que renova a vida onde é vencida toda solidão. Num só corpo reunidos, somos acolhidos nesta comunhão.”

Thaiany Gonçalves e Evanilda Peterd – Coordenadoras do COSIJE
P. Hilquias Rossmann – Orientador Teológico da JE