|

A 35ª Festa do Colono e Motorista em Linha General Neto iniciou com uma bonita celebração no templo da comunidade. A pastora local, Marlei Adam Arcari, pastora do 1º pastorado da paróquia de São Vendelino, o pastor Carlos Dege, do 2º pastorado, a pastora Tânia Weimer, pastora sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, e o pastor emérito Willi Becker, foram os celebrantes do culto. O grupo de canto da comunidade de General Neto e o coral da comunidade de Campestre, da Paróquia Esperança de Salvador do Sul, entoaram hinos que homenagearam colonos e motoristas pela passagem do seu dia. Na sua fala, o P. Willi relembrou, com saudades, dos anos em que atuou na comunidade como pastor.

Na sua prédica, a partir do texto de Lucas 11.1-4, a pastora sinodal mencionou a quarta petição do Pai Nosso: O pão nosso de cada dia nos dá hoje. Lembrou da importância de clamarmos pelo pão nosso e de toda vida digna que está representada neste pedido. Em sua fala, lembrou ainda das dificuldades enfrentadas por quem cultiva a terra e transporta os alimentos.

A data de 25 de julho é especial e festejada em vários municípios, pois lembra o dia da Imigração alemã, da chegada dos primeiros imigrantes alemães em São Leopoldo/RS. Em 2022, esta data completa 198 anos. Caminhamos rumo aos 200 anos da imigração alemã, bem como aos 200 anos da presença luterana no Brasil.

Após o culto, aconteceu ainda um desfile com máquinas, tratores, caminhões e carroças para homenagear o colono e o motorista. Logo após, comunidade e visitantes foram acolhidos no salão da comunidade, onde foi servido um churrasco.