Nos dias 23 e 24 de agosto, ministros e ministras do Sínodo Sul-Rio-Grandense estiveram reunidos na Chácara da Família Fiss, interior de Pelotas, para a Atualização Teológica. O tema do encontro foi “A voz de Deus que nos chamou continua ecoando” e foi assessorado pelo Prof. Pastor Me Marcelo Jung, professor de Teologia Bíblica (NT) e Teologia Prática na FLT, em São Bento do Sul/ SC.
Prof. Marcelo lembrou que atualmente temos muitas vozes falando em nome de Deus e que, as vezes, algumas vozes falam aquilo que Deus não quer falar. Falando de vocação refletimos sobre os textos de Gênesis 1 -3 e Apocalipse 21-22. Em Gênesis 3 as portas do paraíso são fechadas e as pessoas ficam do lado de fora. Em Apocalipse Deus faz novas todas as coisas e as portas são abertas e não há mais maldição. Porém, tem gente que fica na cidade e tem gente que vai ficar do lado de fora.
A partir da análise exegética de Mt 9.35-38 fomos confrontados com o ministério de Jesus. Entre os vários aspectos destacamos que o ministério tem movimento, ensino, ele se realiza pelo anúncio do Evangelho e o cuidado com os necessitados. Pelo ministério a vida é vista e compreendida pelos olhos de Deus e exercida pela dependência a este Deus. Ministério é uma tarefa urgente e desafiadora.
O ambiante do encontro também proporcionou o convívio entre os/as colegas e a caminhada em meio a natureza. Certamente saímos do encontro mais fortalecidos/as com o chamado que recebemos de Deus e o compromisso que temos no anúncio do Evangelho.