FESTA DE ANIVERSÁRIO DE 36 ANOS DO TEMPLO DA COMUNIDADE DE BELÉM
No mês de outubro, a Comunidade de Belém, Paróquia Aliança – Santa Maria de Jetibá, celebra a sua caminhada de fé com a lembrança dos 36 anos de inauguração do atual templo (inaugurado em 26 de outubro de 1986), com os 55 anos de constituição da comunidade, e, não menos importante com os 150 anos da presença luterana nessas terras. As primeiras famílias de imigrantes pomeranos chegaram à localidade de Baixo Sebastião em dezembro de 1872.
Valdir Baebler, membro da comunidade e estudioso da sua história, lembra que “em 1878 foi adquirida uma colônia de terra em Jequitibá, e nela construiu-se uma escola que também foi usada como Igreja, mas essa compra não foi fácil, pois não havia concordância em relação ao local. Uma parte dos membros queriam que a sede fosse em Baixo São Sebastião (Belém). Outros queriam que fosse em Caramuru. Decidiu-se então comprar as terras no alto do morro em Jequitibá. Assim tanto os membros de Baixo São Sebastião (Belém), como os de Caramuru tinham que subir o morro para chegar à escola/igreja”. Assim, a Comunidade de Belém viveu o início de sua caminhada, que teve como passo importante o ano de 1967, quando tornou-se Comunidade da Paróquia de Jequitibá, com a reunião de 12 famílias-membro.
Segue link da história da comunidade: https://www.luteranos.com.br/conteudo_organizacao/alianca-sao-sebastiao-de-belem/historia-da-comunidade-evangelica-de-confissao-luterana-de-belem-em-santa-maria-de-jetiba-es
Justamente relembrando a história da comunidade, o dia iniciou com a igreja cheia para o culto festivo. A celebração envolveu a participação dos trombonistas das 3 comunidades da Paróquia Aliança e da Comunidade vizinha de Santa Lúzia, que conduziram os louvores comunitários. E também o Coral da Comunidade Martin Lutero, os Tocadores de Concertina, Adolfo, Caio e Raissa Kruger, e o Grupo Gerações apresentaram hinos e louvores que emocionaram a comunidade reunida.
A festa contou com programação divertida e envolvente, que foram desde almoço delicioso e diversas comidas típicas e gostosas como churrasco, bolos, salgados, sorvetes e bebidas. Além de programação para as crianças com brinquedos infláveis e pescaria no ginásio. O leilão com ofertas de pessoas da comunidade local e das comunidades vizinhas animaram o pessoal e, ao mesmo tempo, ajudou os trabalhos da igreja.
A benção do gracioso Deus foi presenciada e experimentada com a dedicação e o trabalho comunitário, de união, de toda as equipes da comunidade e dos/as doadores/as. A benção da festa deixou marcas na memória da comunidade e, certamente, motivaram para o encontro comunitário e para a celebração da comunhão.
São Sebastião de Belém, SMJ – 16 de outubro de 2022
Texto: P. Dr. Willian Kaizer de Oliveira
Fotos: Clarice Bausen – Secretária da Paróquia Aliança