|

No dia 15 de janeiro de 1922, iniciou a história do “Frauenverein Humboldt” em Hansa Humboldt. Reuniram-se 20 pessoas com o objetivo de fundar o “Frauenverein Humboldt” visando organizar e promover possibilidades para a construção da “Schwestern Station”- Casa de Abrigo para as Irmãs – Enfermeiras na então cidade de Hansa Humboldt, buscando socorrer e amparar mulheres doentes e em condições de parturientes que enfrentavam complicações de parto e até a morte.

Em 27 de outubro de 1929, o mesmo grupo segue com o nome de “Evangelischer Verein Hansa Humboldt”, mais conhecido como “Frauenhilfe Hansa Humboldt”. Em 1935 foi inaugurado o jardim de Infância Anita Garibaldi. Mais uma obra da ‘’Frauenhilfe Hansa Humboldt’’.

Em 1950, os bens da “Fraeuenhilfe Hansa Humboldt” e os recursos financeiros arrecadados até então foram entregues à Paróquia Evangélica Luterana de Corupá. Em 1964, optou-se pelo registro oficial do grupo para poder se habilitar a recursos junto aos poderes públicos, passando-se a chamar “Congregação de Senhoras Evangélicas de Corupá”.

Embora sob diferentes nomenclaturas, são 100 anos de história da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas Gladíolo da Paróquia de Corupá/SC. Sempre atuou no auxílio aos membros luteranos e à comunidade em geral, prestando seus serviços em prol da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Corupá.

O centenário foi celebrado no último dia 27 de outubro. O templo lotou com representantes dos muitos grupos de OASE da região de Jaraguá do Sul. A Sra. Marilú Ern Franz, Presidente da OASE Sinodal, agradeceu o empenho e dedicação de todas as mulheres que são parte dessa história centenária.

O culto de ação de graças foi conduzido pelo Pastor local, Adenor Saatkamp. O Pastor Sinodal Dr. Claudir Burmann conduziu a pregação, sob o tema “O céu está garantido”. Perguntou: “Será que nós estamos garantidos nele? Deus, por meio de Cristo, fez a sua parte. E nós, pela fé, damos testemunho, vivemos em comunhão e nos colocamos a serviço para sermos herdeiras da vida eterna – do céu que Deus nos garante.”

Parabéns à OASE Gladíolo de Corupá.