No dia 06 de dezembro, aconteceu a Conferência Ministerial Festiva do Sínodo Sul-Rio-Grandense. O encontro teve lugar nas dependências do Parque Aquático Campesque, em Canguçu/RS. Sendo a última CM do ano, o encontro aconteceu junto com as famílias pastorais.
Inicialmente cantamos alguns hinos e tivemos uma meditação de Advento baseada no texto do Evangelho de Mateus 3.1-12, que fala de João Batista. Pessoas foram desafiadas a definir e destacar alguma palavra que identificava João Batista. Dentre as palavra destacamos: fidelidade, arrependimento, humildade, perseverância, apontava para Cristo, convicção, simplicidade, odediência, esperança… João Batista sabia da sua missão.
Ainda fomos lembrados que no trabalho pastoral muito temos a anunciar. E nem sempre as coisas acontecem como pensamos ou planejamos. A vida vai tendo o seu ritmo e pode ser comparado a um quebra-cabeça. Cada peça tem um encaixe específico, mas todas as peças são importantes, para no final, temos um belo quadro. Nem sempre temos o controle de tudo. Mas Deus nos conhece desde o ventre de nossa mãe. E, quando confiamos nele, a vida vai ganhando um novo sentido.
Somos chamados/as a anunciar; somos chamados/as a ser luz em meio as trevas. Na fragilidade da vida é que queremos encontrar a esperança através da luz de Cristo que ilumina nossa vida. Nesta certeza que celebramos o advento e nos prepramos para a chegada do natal.
Após a meditação as pessoas tiveram um momento de diálogo, confraternização e comunhão.