|

Um dos investimentos prioritários do Sínodo Norte Catarinense é a qualificação e capacitação de lideranças comunitárias. Ao longo de 2022, houve investimento na qualificação de lideranças nas áreas específicas de Educação Cristã Contínua, Diaconia e lideranças comunitárias, de modo geral. Essa ação se insere na Meta Missionária 1 da Igreja: Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral, capacita as pessoas e aprofunda a fé para seu testemunho na Igreja e no mundo.

Mais de cem lideranças comunitárias concluíram uma pós-graduação em nível de capacitação. Foram dez etapas presenciais ao longo de 2022 do Curso Revitalização de Comunidades, conduzido pela Faculdade Luterana de Teologia-FLT. Nos dias 10 e 17 de dezembro aconteceu a última etapa do Curso e a celebração de formatura em Rio Negro/PR, Jaraguá do Sul e Joinville/SC.

O Curso Revitalização de Comunidades tem como objetivo capacitar lideranças e membros de comunidades, bem como Ministras e Ministros para atuarem de modo estratégico e intencional na revitalização de suas comunidades, e a cumprirem o propósito de Deus para sua igreja no mundo, que é a de ser uma comunhão em missão.

O Pastor Sinodal Dr. Claudir Burmann assessorou uma das disciplinas sob o título: Nossa Comunidade precisa de Revitalização? Sintomas e diagnóstico. A partir de questões provocadoras de reflexão, perguntou: temos sido eficientes e eficazes como Igreja local? Apontou para marcas de qualidade de igrejas que tendem ao declínio ou ao crescimento. Finalizou afirmando: “Queremos ser uma Igreja aberta, atraente e acolhedora, comprometida e uma Igreja sinodal bem conduzida!”

Em 2022, o Curso Revitalização de Comunidades também aconteceu em Teutônia/RS (Sínodo Vale do Taquari). Para 2023, há novas turmas previstas em Guaramirim/SC, Rodeio/SC (Sínodo Vale do Itajaí) e Cacoal (Sínodo da Amazônia).