O NATAL DE JESUS NA COMUNIDADE DE BELÉM
Como é de costume na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, as pessoas se preparam para a ceia de Natal. Mas antes disso, recontamos a história do nascimento de Jesus e, na igreja, assim como Jesus recebeu presentes dos reis magos, as crianças recebem os seus pacotes de natal. Como é costume no Espírito Santo é o dia de “Winas Schaul”.
Na Comunidade de Belém, lembrando a Belém da Galileia, foi celebrado o nascimento de Jesus por meio de uma bonita encenação de Natal. A comunidade se preparou por semanas com ensaios da peça de Natal e para montar o cenário na quadra de esportes, localizada ao lado do templo. Ao todo, mais de 40 pessoas participaram da encenação, desde atores, atrizes, equipe de música e som, auxiliares de palco e também no preparo de cada detalhe do cenário, que ocupou toda a quadra. Havia uma praça onde aconteciam os encontros; o palácio do rei Herodes, as casas de Maria, as hospedarias, a Carpintaria de José, o estábulo das ovelhas e pastores e, obviamente, o abrigo com animais reais, o presépio vivo, onde Jesus nasceu.
A peça foi escrita pelas próprias pessoas da comunidade alguns anos atrás e revisada pelo grupo para este momento. Foi um momento emocionante e comovente, que levou o coração de cada uma das pessoas presentes, a comunidade reunida com aproximadamente 400 pessoas, ao espírito do tempo de Natal. O Natal de Jesus encenando pela comunidade deixou viva a fé num Deus que se faz gente e está no meio de nós. É simples, humilde, filho de gente trabalhadora como a maioria das pessoas. Seu poder nos contagia pelo amor e pelo acolhimento. Essa é a mensagem o Natal trouxe nesse dia marcante na história da Comunidade de Belém, Paróquia Aliança.
Abençoado tempo do Natal de Jesus e Prospero Ano Novo!
Texto: P. Dr. Willian Kaizer de Oliveira
Fotos e vídeo: Daniela Belz
Música: Hoje ao mundo a paz chegou